Respostas
Resposta:
Relógio de areia:
Um relógio de areia (mais conhecido sob o nome de ampulheta) é um instrumento que usa a areia para fazer a medição temporal. Estes relógios específicos de tempo iniciam a contagem quando a areia que se encontra na parte de cima começa a cair para a parte inferior através da força da gravidade, e terminam quando a totalidade da areia já passou para baixo.
Terá sido no século VIII que surgiu pela primeira vez a ideia e a realidade da ampulheta na Europa, pois crê-se que foi um monge de seu nome Liutprando que o apresentou para fazer uso do mesmo na Catedral de Chartres, em França.
Relógio de Sol
O relógio de sol é um relógio que indica as horas conforme a projeção da luz solar, ou seja, é um dispositivo que não depende de trabalho mecânico.
Os mostradores dos relógios são divididos por linhas, as quais correspondem às horas. Eles têm uma haste encaixada na vertical, que é uma espécie de ponteiro. Chama-se gnômon e é ele que faz sombra à medida que o Sol se move.
A sombra indica as horas. Importa referir que o relógio de sol não é tão preciso como um relógio convencional. Isso porque ele não tem escalas de minutos, de modo que mede somente as horas.
Para que funcione de forma adequada, é muito importante que a sua haste esteja alinhada com o eixo de rotação da Terra.
Além disso, é importante lembrar que, uma vez que se trata de um relógio solar, o seu funcionamento apenas pode ser verificado em um dia ensolarado.
Relógio da lua:
Assim como a Terra se movimenta regularmente em torno do Sol, também a lua tem um movimento regular em torno da Terra. Através dessa regularidade, é possível calcular as horas conforme as quatro fases da lua, que são: nova, crescente, cheia e minguante.
Cada uma fica no céu durante sete dias com exceção da lua nova, a primeira do ciclo, que por acompanhar a órbita do Sol não é vista à noite. A crescente aparece no topo do céu às 18 horas e se põe à meia noite. Isso durante sete dias. N o oitavo, aparece a lua cheia, que já cresceu bastante e parece com uma abóbora que nasce no horizonte, a Leste, às 18 horas, atingindo o topo do céu à meia-noite, se pondo às 6 horas da manhã, a Oeste. Depois de mais sete dias, a lua começa a “esvaziar” e entra na sua última fase, a minguante, nascendo no horizonte, a Leste à meia noite, e passando pelo topo às 6 horas da manhã.
Daí para diante o Sol já vem nascendo e não será mais possível observá-la, porque ela entrará novamente na fase nova, quando então recomeçará o ciclo. Se você ficar acordado durante a noite, já saberá ver as horas pelas fases da lua,