Getúlio Vargas possuía identificação ideológica com quais movimentos antes da participação da guerra?
Respostas
Olá, boa noite!
Comunismo e Integralismo
Em 1934, após a aprovação da nova Constituição, Getúlio Vargas foi eleito presidente do Brasil para um mandato de quatro anos pelo voto indireto, ou seja, foi eleito pela Assembleia Constituinte, e não pelo voto dos eleitores brasileiros.
No início de seu governo, dois grupos políticos opostos ganharam força: a Ação Integralista Brasileira e a Aliança Nacional Libertadora.
- A Ação Integralista Brasileira
A Ação Integralista Brasileira ( AIB ) foi fundada em 1932 pelo jornalista e escritor Plínio Salgado. O movimento era fortemente influenciado pelo fascismo, sendo contrário à ideia de democracia. Defendia um Estado forte e centralizado com total controle sobre a economia e sobre os meios de comunicação, por exemplo, e o uso da violência para impor suas ideias. Em seus primeiros anos de atuação, a AIB demonstrou grande apoio a Vargas.
- A Aliança Nacional Libertadora
A Aliança Nacional Libertadora ( ANL ) foi fundada em 1935 por membros de diferentes grupos políticos contrários ao fascismo, tendo inspiração comunista.
A organização defendia a formação de um governo que garantisse a reforma agrária, a proteção às pequenas e médias propriedades, a nacionalização de empresas estrangeiras e a suspensão da dívida externa brasileira. Entre os membros da ANL estavam principalmente militares, intelectuais, operários, profissionais liberais e estudantes.
O movimento se posicionava de maneira contrária a diversas características e medidas do governo Vargas. Assim, em julho de 1935, o governo decretou a ilegalidade da ANL.
Espero ter ajudado!
Deus abençoe os seus estudos!