• Matéria: Administração
  • Autor: amandacrocia4311
  • Perguntado 6 anos atrás

"A confrontação entre a loja e o engenho tendeu principalmente a assumir a forma de uma contenda municipal, de escopo jurídico-institucional, entre um Recife florescente que aspirava à emancipação e uma Olinda decadente que procurava mantê-Io numa sujeição irrealista. Essa ingênua fachada municipalista não podia, contudo, resistir ao embate dos interesses em choque. Logo revelou-se o que realmente era, o jogo de cena a esconder uma luta pelo poder entre o credor urbano e o devedor rural."(Evaldo Cabral de Mello. A fronda dos mazombos, São Paulo, Cia. das Letras, 1995, p. 123).O autor refere-se:

Respostas

respondido por: arilsongba
121

A indagação está fazendo referência a: à chamada Guerra dos Mascates.

A Guerra dos Mascates, teve registro entre os anos de 1710 e 1711 na capitania de Pernambuco, ela é considerada um movimento nativista pela historiografia.

É necessário frisar que os senhores de terras bem como de engenhos de Pernambuco foram confrontados, concentrados em Olinda, e os comerciantes reinóis do Recife eram os chamados Mascates.

A partir do momento que houve sedições entre os mascates europeus do Recife e a aristocracia rural de Olinda, os sectários dos mascates se aplelidavam de tundacumbe.

Bons estudos!

respondido por: maryfreitas200720
9

Esta fazendo referência a Guerra dos Mascates.

Perguntas similares