A elite criolla foi a responsável por dirigir o processo de emancipação das colônias espanholas na América. EXPLIQUE por que coube a essa classe liderar esse processo e como os criollos lidaram com a participação popular no processo.
Respostas
Resposta:
Os crioulos lideraram os movimentos emancipacionistas na América espanhola pois possuíam grande poder e apoio da população mais pobre, mas não desejavam que o movimento se tornasse popular, pois não gostariam de grandes mudanças no sistema de governo, só esperariam que saíssem do julgo da servidão espanhola.
Explicação:
A elite criolla foi a responsável por liderar o processo de emancipação das colônias espanholas na América, pois não aceitava o domínio da Espanha e desejavam maior autonomia.
A elite criolla era formada por filhos de espanhóis nascidos nas colônias que detinham o controle financeiro e ideológico. Dessa forma, não deram muito espaço para a participação das massas populares habitantes das colônias no processo de emancipação.
Processo de emancipação das colônias espanholas na América
O principal líder da elite criolla no processo de emancipação das colônias espanholas foi Simón Bolívar, que deu impulso à luta contra o domínio espanhol e convocou outros líderes coloniais.
Esse processo ocorreu através de transação entre as elites criollas, que desejavam a emancipação para benefício próprio.
Saiba mais sobre as elites criollas em: https://brainly.com.br/tarefa/29097562
#SPJ2