Respostas
Resposta:
Sim. A sustentabilidade baseia-se na ideia de que economia e meio-ambiente não são entes mutuamente excludentes, mas que podem trabalhar em harmonia. Nesse sentido, a sustentabilidade visa o crescimento econômico que não avance sobre a possibilidade da obtenção de recursos pelas gerações vindouras. Sendo assim, é dito como sustentável a economia que utiliza-se de recursos do meio natural de modo a dar-lhe possibilidade de renovar-se com o tempo, sem o esgotamento das reservas naturais. Um exemplo de atividade sustentável é a sivicultura, que é o uso de madeira de reflorestamento.
Resposta:
A sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais.
Questão social: é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.
Questão energética: sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
Questão ambiental: com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
Explicação: