Introdução a Células
As células são estruturas microscópicas que fazem parte da organização do corpo dos seres vivos. Essa estrutura foi inicialmente descrita por Robert Hooke ao analisar um corte de cortiça. O termo célula vem do latim cella, que significa pequeno compartimento, e faz referência ao que Hooke visualizou ao analisar o corte do vegetal. Por ter observado células mortas, o pesquisador viu apenas a parede celular das células vegetais e, por isso, achou que se tratava de um compartimento, e não uma estrutura viva e complexa.
Teoria celular
A teoria celular baseia-se na hipótese de que todo organismo vivo possui células. Essa teoria é sustentada por três
pilares:
Todos os seres vivos são constituídos por células, sendo estas, portanto, a unidade morfológica dos organismos vivos;
As células realizam importantes atividades em seu interior e, por isso, são as unidades funcionais dos seres vivos;
Uma célula é formada apenas a partir de outra célula preexistente. Assim sendo, utilizando essa teoria como base,
podemos dizer que a célula é a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Estrutura básica de uma célula e sua classificação
É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes. Nesse tipo celular, o material genético está disperso no citoplasma.
Assim sendo, analisando a estrutura básica de uma célula, podemos classificá-la em procarionte e eucarionte.
Procariontes são aquelas que não possuem um núcleo definido envolto por membranas. Já a célula eucarionte apresenta um núcleo delimitado pelo envoltório nuclear, possuindo, portanto, uma proteção ao seu material genético.
Na célula eucarionte, é possível observar a presença de um núcleo definido Na célula eucarionte, é possível observar a presença de um núcleo definido.
Além da diferença no que diz respeito ao núcleo, as células procariontes ainda apresentam diferenças quando comparadas às eucariontes. Em procariontes, por exemplo, não existem organelas citoplasmáticas envolvidas por membranas, como a mitocôndria e o retículo endoplasmático. As células eucariontes, por sua vez, são células mais complexas, maiores e possuem organelas membranosas.
Após a leitura do texto responda:
1 - Qual foi o primeiro material utilizado para se observar as células e quem fez essa observação? 2 - O que é uma célula?
3 - Quais os pilares da Teoria celular?
4 - Quais as 3 estruturas básicas de uma célula e suas funções?
Respostas
1 - As células foram descobertas pelo biólogo Robert Hooke, em 1665, publicou suas observações no trabalho chamado "Micrographia". Nesse trabalho, entre outros desenhos, estão os que fez ao observar a cortiça, material que constitui a casca de certas árvores da Europa utilizada para fazer rolhas. Esse importante pesquisador analisou o corte em um aumento de 270 vezes e verificou a presença de compartimentos, os quais chamou de célula (do latim cella, que significa câmara). Observando fatias muito finas de cortiça, Hooke descobriu que esse material tem densidade baixa por ser constituído de caixinhas microscópicas vazias. Cada caixinha, o cientista chamou de "cell", que significa cavidade, cela, em inglês. Essa denominação originou o nome célula - diminutivo de cela - em português.
2 - Unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos, constituída fundamentalmente de material genético, citoplasma e membrana plasmática. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros, tais como os seres humanos, são pluricelulares (várias células).
3- A teoria celular é composta, portanto, pelas ideias de Schwann, Schleiden e Virchow e baseia-se em três ideias básicas:
Todos os organismos vivos são formados por uma ou mais células e pelas estruturas por elas produzidas;
As células são consideradas unidades morfológicas e funcionais de todas as formas de vida;
Todas as células originam-se de outra célula preexistente, ou seja, todas as células apresentam capacidade de divisão.
4- A maioria das células possui três partes principais: a membrana, o citoplasma e o núcleo.
A membrana celular (ou membrana plasmática) ela permite a entrada de substâncias úteis e bloqueia a entrada de substâncias nocivas. A membrana também expele os produtos residuais da célula.
O citoplasma exerce muitas funções para manter a célula viva.
O núcleo controla atividades como o crescimento e a reprodução celular. Abriga o DNA, que é o material genético da célula, responsável pelas características dos seres vivos
1º) as células foram visualizadas por Robert Hooke em um microscópio muito antigo em 1665, porém, ele só conseguia ver a parede celular de uma célula vegetal, que parecia uma cela, por isso ele chamou de célula.
2º) Uma célula a menor parte de um ser vivo, ela possui estruturas que lhe garantem capacidade de ter metabolismo, se replicar e reagir ao meio.
3º) Os pilares da Teoria Celular são as características da vida, que são as característica da célula, como ter metabolismo, se replicar, reagir ao meio ambiente, possuir material genético e o fato de que todos os seres vivos são formados por células.
4º) Membrana plasmática (responsável por controlar o que entra e sai da célula); Citoplasma (responsável por preencher a célula e ser um meio de reação) e DNA (material que conserva as informações necessárias para a manutenção da célula).
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4035557