explique qual a previsão do tempo que esses tipos de nuvem nos dão: Cirrus: Cumulus: Nimbus: Stratus: Cumulonimbus:
Respostas
Resposta:
Cirros ou Cirrus são nuvens filiformes que se formam na alta troposfera a 10 000 metros de altitude, numa temperatura ambiente inferior a 0 °C. São por isso constituídas por microscópicos cristais de gelo, que devido à ação dos ventos de grande altitude ficam com a aparência de novelos muito finos de cabelo branco.cúmulo-nimbo ou, em latim cumulonimbus, é um tipo de nuvem caracterizada por um grande desenvolvimento vertical. Tipicamente, surge a partir do desenvolvimento de cúmulos que, por ação de ventos convectivos ascendentes, ganham massa e volume e passam a ser cumulus congestus e, no auge de sua evolução, torna-se um cúmulo-nimbo, quando atingem mais de quinze quilômetros de altura. Uma de suas principais características é o formato de bigorna que forma-se em seu topo, resultado dos ventos da alta troposfera. Tipicamente produzem muita chuva, principalmente durante os meses mais quentes do ano. Nuvens isoladas possuem ciclo de vida médio de uma hora. Stratus ou estratos são nuvens muito baixas de aspecto estratificado que cobrem largas faixas horizontais do céu, como um tapete com uma cor cinzenta mais ou menos uniforme. Por vezes estão na superfície como um nevoeiro. Quando se apresentam fracionadas são chamadas fractostratus.
Explicação: Cumulus: As nuvens se formam quando o ar esfria para o ponto de orvalho, temperatura na qual o ar não consegue mais segurar todo o vapor d’água. Nessa temperatura, o vapor condensa para formar pequenas gotas de água líquida, que nós enxergamos como nuvens. Para esse processo acontecer, é necessário que o ar seja forçado a subir na atmosfera, ou que ar úmido entre em contato com uma superfície fria.
Cumulonimbus : Embora as pequenas cumulus não provoquem chuva, se elas se tornarem mais largas e aumentarem em tamanho para cima na atmosfera, é sinal de que chuva intensa está a caminho. Isso é muito comum no verão, com nuvens cumulus da manhã evoluírem para cumulonimbus (nuvens de tempestade) durante a tarde.
cirrus : As cirrus se formam muito altas na atmosfera. Elas são difusas, pois são compostas quase que inteiramente de cristais de gelo que caem na atmosfera. Se forem carregadas horizontalmente por ventos que se movem em diferentes velocidades, elas ganham um formato de gancho característico. Só em altitudes ou latitudes muito altas as cirrus provocam chuva no nível da superfície.
stratus : Stratus é como se fosse uma folha de nuvens contínuas que cobrem o céu. Ele se forma ao gentilmente levantar o ar, ou por ventos leves levantarem o ar úmido acima de uma superfície fria ou de mar. A nuvem stratus é fina, então apesar de darem uma aparência sombria ou triste, é improvável que chova, no máximo será um chuvisco leve. Stratus é idêntico à neblina, então se um dia você caminhou na neblina nas montanhas, você estava caminhando nas nuvens.