ALGUÉM ME AJUDA PFVV
ATIVIDADE: O2. 1) CITE OS FATORES QUE FIZERAM COM QUE, A PARTIR DE 1790, A ATIVIDADE AÇUCAREIRA SE TORNASSE A PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA DA CAPITANIA DE SERGIPE. 2) DENTRE A VARIEDADE DE GRUPOS AFRICANOS TRAZIDOS AO BRASIL PELOS TRAFICANTES DE ESCRAVOS, CITE OS 03 GRUPOS ÉTNICOS TRAZIDOS PARA A CAPITANIA DE SERGIPE. 3) CITE AS FORMAS DE REAÇÃO DOS ESCRAVOS SERGIPANOS CONTRA A ESCRAVIDÃO PRATICADA PELOS SENHORES DE ENGENHO.
4) QUE CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS E ECONÔMICAS A ATIVIDADE AÇUCAREIRA TROUXE PARA A CAPITANIA DE SERGIPE? 5) POR QUE INÁCIO JOAQUIM BARBOSA, PRESIDENTE DA CAPITANIA DE SERGIPE, TRANSFERIU EM 1855 A CAPITAL DE SÃO CRISTÓVÃO PARA ARACAJU?
Respostas
Resposta:1) A economia açucareira no Brasil colonial teve bastante importância nos séculos XVI e XVII e foi a primeira forma de estabelecimento colonial efetivo empreendida pelos portugueses.
2) açúcar, farinha e escravidão.
3) Engana-se, porém, quem acredita que os africanos foram escravizados passivamente, pois, apesar da falta de registro, os historiadores sabem que inúmeras formas de resistência dos escravos foram desenvolvidas. Neste texto, o enfoque será nas diversas formas de resistência utilizadas pelos escravos africanos, ao longo dos séculos XVI ao XIX.
4) A empresa açucareira foi a solução que possibilitou a valorização econômica das terras descobertas e dessa forma garantiu a posse pelo povoamento da América Portuguesa. O cultivo da cana-de-açúcar desenvolveu-se no litoral, especialmente na Zona da Mata Nordestina. A cana-de-açúcar foi o mais importante produto agrícola até o Primeiro Reinado. Esta atividade favoreceu o aparecimento de uma nova estrutura social e econômica.
5) Em 17 de março de 1855, o presidente da província de Sergipe, Inácio Barbosa, efetivou a mudança da capital de São Cristóvão para o povoado de Santo Antônio do Aracaju.
Espero ajudar ☺