Na França, o mercantilismo nasce com o reforço da monarquia. Em 1539, um decreto real proíbe a importação de mercadorias têxteis com origem na Espanha e em partes de Flandres. No ano seguinte, são impostas restrições à exportação de ouro [...]. Com Colbert, o governo francês interferiu fortemente na economia para aumentar as exportações. Colbert eliminou os obstáculos ao comércio ao reduzir as taxas alfandegárias interiores e ao construir uma importante rede de estradas. As políticas desenvolvidas pelo ministro francês resultaram eficientes e permitiram que a indústria e a economia francesas crescessem consideravelmente durante esse período. As práticas mercantilistas descritas no texto influenciaram a organização da sociedade europeia da Idade Moderna, uma vez que A. protegiam posições e privilégios de grupos apoiadores do Estado. B. impediam o intercâmbio cultural entre os grupos sociais europeus. C. inibiam o crescimento econômico dos grupos burgueses emergentes. D. favoreciam as classes ligadas ao comércio em detrimento da nobreza. E. estabeleciam uma crescente dependência servil em relação ao poder real.
Respostas
Resposta:
D. favoreciam as classes ligadas ao comércio em detrimento da nobreza.
Explicação:
A origem do mercantilismo está ligado ao absolutismo, que foi um período em que havia muito domínio dos estados, e o rei tinha representação absoluta sobre a sociedade. Por conta disso, os reis faziam de tudo para enriquecer os seus países e, consequentemente, ter mais poder.
Foi nesse momento que surgiram os Estados Nacionais Modernos, que é o conjunto de nações que nasceu após a centralização do poder na figura do rei. Podemos citar Portugal, França, Espanha e Inglaterra como participantes desses estados. Como forma de se consolidar, os Estados Modernos se apoiaram na luta da burguesia pelo poder e pelo fim dos privilégios da nobreza feudal.
"As armas com as quais a burguesia destruiu o feudalismo voltam-se agora contra a própria burguesia."