• Matéria: História
  • Autor: claudiaronnda
  • Perguntado 6 anos atrás

Na França, o mercantilismo nasce com o reforço da monarquia. Em 1539, um decreto real proíbe a importação de mercadorias têxteis com origem na Espanha e em partes de Flandres. No ano seguinte, são impostas restrições à exportação de ouro [...]. Com Colbert, o governo francês interferiu fortemente na economia para aumentar as exportações. Colbert eliminou os obstáculos ao comércio ao reduzir as taxas alfandegárias interiores e ao construir uma importante rede de estradas. As políticas desenvolvidas pelo ministro francês resultaram eficientes e permitiram que a indústria e a economia francesas crescessem consideravelmente durante esse período. As práticas mercantilistas descritas no texto influenciaram a organização da sociedade europeia da Idade Moderna, uma vez que A. protegiam posições e privilégios de grupos apoiadores do Estado. B. impediam o intercâmbio cultural entre os grupos sociais europeus. C. inibiam o crescimento econômico dos grupos burgueses emergentes. D. favoreciam as classes ligadas ao comércio em detrimento da nobreza. E. estabeleciam uma crescente dependência servil em relação ao poder real.

Respostas

respondido por: glaycemarie
11

Resposta:

D. favoreciam as classes ligadas ao comércio em detrimento da nobreza.

Explicação:

A origem do mercantilismo está ligado ao absolutismo, que foi um período em que havia muito domínio dos estados, e o rei tinha representação absoluta sobre a sociedade. Por conta disso, os reis faziam de tudo para enriquecer os seus países e, consequentemente, ter mais poder.

Foi nesse momento que surgiram os Estados Nacionais Modernos, que é o conjunto de nações que nasceu após a centralização do poder na figura do rei. Podemos citar Portugal, França, Espanha e Inglaterra como participantes desses estados. Como forma de se consolidar, os Estados Modernos se apoiaram na luta da burguesia pelo poder e pelo fim dos privilégios da nobreza feudal.

"As armas com as quais a burguesia destruiu o feudalismo voltam-se agora contra a própria burguesia."

Perguntas similares