14. Novamente a menina se sentia sozinha. Ela não entendia que as pessoas
estivessem sempre ocupadas com os próprios afazeres. Sua única amiga, a
pequena aranha, morreu. Mais uma vez ela reagia diante do mundo adulto
Como foi essa reação?
15. A família entendia o que estava acontecendo com Geni?
16. Diante da impossibilidade de ser entendida pelo mundo adulto, a menina
tomou uma resolução. Qual foi? Essa resolução resolveu seus conflitos in-
teriores?
17. Geni entra na escola. Em que momento ela se sentiu valorizada?
18.
Na escola, Geni também entrou em contato com o preconceito. Quando isso
ocorreu?
19. Quando nasceu em Geni o desejo de ser professora?
20. Geni realizou o seu sonho e o de toda sua família?
Por favor se possível me respondão até hoje
Respostas
Resposta:
A cor da ternura é autoficção. A autora Geni Guimarães retorna à infância no interior de São Paulo para recontar história que é sua e de muitas outras mulheres. A personagem Geni é uma criança negra que vive com os pais e os irmãos numa fazenda, onde trabalham. O livro narra sua trajetória: do ciúme do irmão que está prestes a nascer, passando pela descoberta de sua raça na ponta do dedo inquisidor, até a vida adulta. Embora seja uma menina criativa e avoada, um dia tenta tirar a cor negra de sua pele com tijolo triturado, bom para remover carvão do fundo das panelas. Noutro, véspera de seu primeiro dia de aula, pergunta à mãe, que lhe trança o cabelo, porque ela deve ir tão arrumada e Janete pode ir de nariz escorrendo. Porque Janete é branca, a mãe não hesita e responde.
Essa tensão racial percorre todos os capítulos do livro. A autora equilibra a dureza da constatação do racismo com a singeleza do olhar de sua protagonista. E essa conciliação, ao invés de aliviar o verbo, torna tudo ainda mais pesado. Geni escreve a escrita das pedras. Narra na intenção da trombeta.
Explicação:
A literatura juvenil da autora é capaz de satisfazer crianças, adolescentes e adultos. A linguagem direta, exigida por esse nicho de produção literária, tanto facilita a compreensão dos mais novos, quanto aprofunda o sentido para os mais velhos. Diz exatamente como devem ser ditas as verdades dolorosas.
Há ternura, no entanto. E as sutilezas aparecem na forma de engasgo. Geni Guimarães, assim como Conceição Evaristo, Miriam Alves, assume a postura de escritora afro-brasileira que decidiu não se manter mais engasgada. A cor da ternura, mais do que livro, é grito. Engasgo transferido.