• Matéria: Português
  • Autor: disleijesus12
  • Perguntado 6 anos atrás

texto do quarto de despejo​

Respostas

respondido por: rodrigues011
12

História de Carolina Maria de Jesus, conta a vida dela, de como ela consegue sobreviver com seus filhos sendo catadora de lixo e vivendo na favela. Linguagem simples, pois ela tinha pouco conhecimento, sonhava em ser professora, aliás. Também foi um Livro que deu muita repercussão na época, que até quiseram tirar (não lembro se conseguiram), pois fazia muita crítica social, sabe? Políticos que iam lá, antes das votações, falavam e falavam bonito, e depois esqueciam do povo que estava ali. A fome é algo muito presente na história, da p/ dizer que é até um personagem.

Os vizinhos não eram pessoas legais de sé conviver, muitas vezes maltratavam os filhos dela, muito barraco, violência. Vera Eunice, João José e José Carlos, filhos.

O livro é publicado pro um jornalista, que visitou a comunidade e gostou da história. Um livro cheio de críticas sociais, como eu já disse, violência, invisibilidade social, a realidade deles. Momentos em que a família comia comida do lixo, as folhas do diário de Carolina, foram as que elas pegou do lixo.

Eu estudei sobre esse livro em 2018, em literatura, eu não lembro muito bem, mas acho que o Rio TALVEZ, seja um personagem, o Rio Canindé.

O título, é pelo fato de que, ela teve uma reflexão, de que todo o povo da favela, são pessoas substituíveis, digamos assim, algo sem utilidades, que era p/ estar num quarto de despejo.

Bom, espero ter ajudado.

Desculpa qualquer coisa. :)


disleijesus12: obrigada de coração
Perguntas similares