Respostas
Resposta:
Explicação:
As guerras Médicas ou também conhecidas como persas, foram uma série de confrontos, batalhas que ocorreram durante o século V a.C
Para contextualizar, nesse período as cidades gregas estavam sofrendo varias tentativas de invasão, quando Dario 1 e depois o rei Xerxes, ambos persas, estavam investindo com tudo no território grego.
Os gregos, que não eram bobos nem nada, deixaram de lados suas rivalidades e individualidades e formaram, então, a liga de Delos, uma forte associação militar entre as cidades-Estado onde era arrecadados impostos para fortalecimento do exército.
Nisso, a vitória foi para os gregos, só que, no entanto, ao invés de desfazer essa liga de Delos, pois não havia mais necessidade, Atenas insistia em manter essa manutenção, consequentemente, as outras cidades-estado estavam submissas a Atenas, tal periodo ficou conhecido como imperialismo ateniense.
A guerra do Peloponeso ocorreu justamente porque as demais cidades estavam descontentes com o apogeu ateniense, que estavam em sua época de ouro. O descontentamento das demais cidades foi liderada por Esparta, formando então a liga do Peloponeso.
Em 431 a.C se iniciou a grande batalha entre as duas principais forças gregas e suas respectivas ligas, porém, em 404 a.C na batalha conhecida como Egos Potamos, a vitória foi espartana.
Essa é a relação entre as guerras médicas e a guerra do Peloponeso, espero que tenha gostado.