• Matéria: Português
  • Autor: sandrasilva125
  • Perguntado 6 anos atrás

M.ª Elvira, M.ª Matilde, M.ª Fernanda, Espero q. estejam contentes e não deem muito trabalho a ninguém. A viagem está sendo muito bonita. Tão calma que é preciso a gente pular em cima do navio pª ele balançar um pouquinho. Ao chegar ao Texas mandarei carta comprida contando muitas coisas. Estou escrevendo no correio, com muita pressa, porq. o navio sai agora às 4h. Do navio aqui vem-se numa lancha repleta de gente de todas as cores, falando um inglês do outro mundo. Tenho muitas saudades de vocês, mas em breve estarei de volta e então ninguém se lembra mais desta ausência. O Heitor manda lembranças. Muitos beijos da filhinha menorzinha, coitadinha. Cecília MEIRELES, C. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2019. [Fragmento adaptado] A linguagem utilizada pela emissora garante pessoalidade ao gênero textual, pois apresenta A. expressões idiomáticas que trazem um tom de cortesia. B. abreviações que revelam desprezo pela normal culta. C. locuções irônicas como recurso figurativo que evidencia intimidade. D. informalidades que determinam a expressão particular da autora. E. termos diminutivos que transmitem um tom de afetividade.

Respostas

respondido por: Danas
0

A linguagem utilizada pela emissora apresenta:

E. termos diminutivos que transmitem um tom de afetividade.

A afetividade é uma característica que tende a dar pessoalidade ao texto, o uso de termos diminutivos, a informalidade e pouco cuidado com a norma culta são pontos importantes da pessoalidade de um texto.

Por exemplo, atualmente em sites e blogs, a linguagem usada é pessoal, como em uma conversação, não há tanta afetividade, mas há proximidade com o leitor, é outra técnica muito efetiva para dar pessoalidade ao texto.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares