• Matéria: Biologia
  • Autor: santos1504
  • Perguntado 6 anos atrás

Nos últimos anos, percebemos que produtos ditos como commodities passaram a agregar valor a partir da diferenciação do produto, um exemplo é a carne bovina. Alguns frigoríficos passaram colocar em seus produtos/cortes a sua marca, além disso, começaram a fazer propagandas para se posicionar junto ao consumidor. Disponível em: Acesso em: 25 maio 2020. Seguindo essa estratégia, as associações de criadores ou as alianças mercadológicas passaram a criar suas próprias marcas. A exemplo temos os criadores de bovinos da raça de Angus e a aliança mercadológica da Cooperativa Maria Macia, entre outros. Disponível em: Acesso em: 25 maio 2020. Disponível em: Acesso em: 25 maio 2020. Essa transformação não ficou apenas em um elo da cadeia produtiva, como vimos se estendeu pelo elo da produção, processamento e comercialização. Deste modo, os açougues perceberam que para sobreviver e concorrer com os supermercados, precisavam se reinventar. Oferecendo um ambiente mais agradável aos clientes, que são cada vez mais exigentes. Alguns açougues passaram a ter uma diversidade de produtos e atendimento personalizado, assim, conseguiram agregar valor ao negócio e tornaram-se mais competitivos. Diante deste contexto, pesquise na internet como está sendo essa diferenciação da carne bovina em sua região, (MARINGÁ-PR) pode ser em qualquer elo da cadeia produtiva. Após sua pesquisa, descreva como os elos da cadeia produtiva da carne bovina estão se diferenciando. Exemplifique pelo menos duas estratégias, como marca, ambiente diferenciado, sistema de produção, dentre outros.​ Observações importantes: - Caso não encontre em sua cidade ou região, faça baseado em outra região, cidade ou estado.

Respostas

respondido por: Fernando9100
0

Fatores conjunturais levaram à um expressivo aumento dos preços da carne bovina dos últimos anos, de modo que, pelas leis do mercado, o consumo desse tipo de produto acabasse sendo reduzido em favor de outros tipos de alimentos.

Para evitar a perda de clientes, os açougues e frigoríficos elaboraram novas estratégias mercadológicas, como por exemplo, a criação de selos de qualidade que atestassem para os clientes a excelência de suas condições sanitárias e também que garantissem uma cadeia produtiva que procurasse minimizar ao máximo o sofrimento dos animais.

Perguntas similares