(Uel 2014) Leia o texto a seguir. A República de Veneza e o Ducado de Milão ao norte, o reino de Nápoles ao sul, os Estados papais e a república de Florença no centro formavam ao final do século XV o que se pode chamar de mosaico da Itália sujeita a constantes invasões estrangeiras e conflitos internos. Nesse cenário, o florentino Maquiavel desenvolveu reflexões sobre como aplacar o caos e instaurar a ordem necessária para a unificação e a regeneração da Itália. (Adaptado de: SADEK, M. T. “Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtú”. In: WEFORT, F. C. (Org.). Clássicos da política. v.2. São Paulo: Ática, 2003. p.11-2 Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia política de Maquiavel, assinale a alternativa correta.
a. A anarquia e a desordem no Estado são aplacadas com a existência de um Príncipe que age segundo a moralidade convencional e cristã.
b. A história é compreendida como retilínea, portanto a ordem é resultado necessário do desenvolvimento e aprimoramento humano, sendo impossível que o caos de repita.
c. A estabilidade do Estado resulta de ações concretas que pretendem evitar a barbárie, mesmo que a realidade seja móvel e a ordem possa ser desfeita.
d. Há uma ordem natural e eterna em todas as questões humanas em todo o fazer político, de modo que a estabilidade e a certeza são constantes nessa dimensão.
Respostas
O pensador italiano Nicolau Maquiavel renovou o interesse e os estudos de política na Modernidade. Vivendo em uma Itália conturbada, onde príncipes caíam recorrentemente, Maquiavel escreveu a sua obra máxima, O Príncipe, buscando solucionar esse problema.
- Analisando as alternativas:
a. FALSA - O Príncipe tem que estar pronto para agir de acordo com ações que venham a garantir a sua manutenção no poder, visando garantir estabilidade para o Estado.
b. FALSA - A História é dinâmica, não existindo uma ordem retilínea pré-determinada. Longos períodos de estabilidade podem muito bem se tornar um enorme caos, e vice-versa. Não existe uma ordem perfeita e eternamente contínua na política.
c. CORRETA - O poder do Príncipe vem de ações concretas realizadas em momentos certos. O governante tem de estar sempre pronto para imprevistos, agindo nos seus limites para garantir a estabilidade e evitar a barbárie dentro dos seus domínios.
d. FALSA - A estabilidade não é uma certeza, nem mesmo existe uma ordem perfeita de modo natural. Essa dimensão é extremamente inconstante.
- Portanto, a alternativa correta é:
c. A estabilidade do Estado resulta de ações concretas que pretendem evitar a barbárie, mesmo que a realidade seja móvel e a ordem possa ser desfeita.
Continue estudando em:
- Por que é melhor ser temido do que amado para Maquiavel?
https://brainly.com.br/tarefa/14265125
- Qual a finalidade da teoria de Maquiavel?
https://brainly.com.br/tarefa/23993413
Bons estudos!