1 – No início do século XX, a confiabilidade na racionalidade humana estava em crise. Julgue o valor lógico, verdade (V) ou falsidade (F) das sentenças a seguir: ( ) A crise da racionalidade contemporânea teve origem no ceticismo do filósofo empirista David Hume, que criticou a metafísica e rejeitou a racionalidade com fonte confiável de conhecimento. ( ) O filosofo Kant deu continuidade as críticas feitas por Hume, e afirmava que tanto a racionalidade quanto a experiência são essenciais no processo do conhecimento. ( ) No início do século XX, filósofos e pensadores, como Marx, Nietzsche e Freud reafirmaram a confiabilidade na racionalidade e na capacidade humana de conhecer a realidade. ( ) O movimento da filosofia romântica reafirmava os valores e ideais iluministas, do século XIX, defendendo a valorização o ser humano integral, sua produção, apreciação e experiência artística. ( ) A partir do século XX ficou evidente o fracasso das pretensões iluministas, do século XIX, em relação a crença na racionalidade como meio para alcançar as verdades científicas e tecnológicas.
Respostas
respondido por:
1
V-F-V-F-V.
Kant desenvolveu um caminho que não seguia nem o empirismo de Hume e o racionalismo de Descartes, refletindo diretamente em um conhecimento prévio, que surge sem a necessidade de experiências profundas.
A partir das reflexões de Hume, sobre o raciocínio causal, onde um determinado acontecimento ou fato, pode gerar outro, sendo todos os conhecimentos partem do hábito e dos costumes, bem como as aprendizagens.
As características do Iluminismo iam em direção a busca da razão a partir do homem, desvinculando o pensamento sobre a igreja.
Para finalizar, uma outra característica do iluminismo é a liberdade econômica, onde o Estado não intervém na economia pois naquele período a Igreja estava totalmente ligada a sociedade.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás