Respostas
Resposta:
Usando ferramentas anti-vírus e não acessando links suspeitos.
Resposta:]
1. Use uma suíte de segurança para a Internet com serviços completos, como o Norton Security Premium, a fim de garantir proteção contra vírus e contra as ameaças emergentes da Internet.
2. Use senhas fortes, não repita senhas em sites diferentes e mude-as regularmente. Um aplicativo de gerenciamento de senhas pode ajudar a mantê-las protegidas.
3. Mantenha todo software atualizado. Essa recomendação é principalmente importante para os sistemas operacionais e para as suítes de segurança na Internet. Os hackers provavelmente usarão explorações conhecidas no software para obter acesso ao seu sistema. A aplicação de patches para essas explorações reduz significativamente a probabilidade de você se tornar uma vítima.
4. Gerencie as suas configurações de mídias sociais para manter a maior parte das suas informações pessoais e privadas bloqueadas. Os criminosos cibernéticos de engenharia social podem obter suas informações pessoais com apenas alguns pontos de dados, portanto quanto menos você compartilhar com o resto do mundo, melhor.
5. Proteja sua rede doméstica com uma senha de criptografia forte e com uma VPN. Uma VPN criptografará todo o tráfego que sai dos dispositivos, até que chegue ao destino desejado. Mesmo que um hacker consiga acessar a sua linha de comunicação, nada será interceptado a não ser o tráfego criptografado.
6. Converse com seus filhos sobre o uso aceitável da Internet, mantendo aberto o canal de comunicação entre você e eles. Deixe claro para seus filhos que você está sempre disponível para conversar, caso eles tenham qualquer experiência de assédio, bullying ou perseguição online.
7. Mantenha-se atualizado sobre as grandes violações de segurança. Se você tiver uma conta em um site que tenha sido afetado por uma violação de segurança, procure saber o que os hackers conseguiram obter e altere sua senha imediatamente.
8. Caso acredite que tenha sido vítima de um crime cibernético, alerte a polícia local e, em alguns casos, a Polícia Federal ou a Confederação Nacional do Comércio. Mesmo que o crime pareça pequeno, é muito importante denunciá-lo, pois você estará ajudando a prevenir que os criminosos se aproveitem de outras pessoas no futuro.
Explicação passo-a-passo: