São fontes indispensáveis para o conhecimento dos primeiros tempos daquilo que viria a se constituir na civilização grega os poemas "Ilíada" e "Odisseia", atribuídos a Homero. Seus versos tratam, sobretudo, de episódios e consequências relacionadas com a seguinte alternativa:
a) o domínio do fogo ofertado aos homens por Prometeu;
b) a longa guerra contra a cidade de Tróia;
c) a implantação da democracia em Atenas;
d) dos combates e batalhas da Guerra do Peloponeso;
e) a conquista da Grécia pelas tropas romanas.
Respostas
Resposta:
Tanto a Ilíada quanto a Odisseia retratam eventos que ou estão diretamente ligados com a Guerra de Troia, como é o caso da Ilíada, que narra os dois lados do conflito, concedendo inclusive posição honrosa aos troianos, inimigos dos gregos, ou que são consequências da Guerra de Troia, como a volta de Ulysses para a sua casa após a guerra, que é retratada na Odisseia.
Com isto em mente é correta a alternativa B, sendo obras que descrevem um momento histórico, uma "era de ouro" da história clássica dos gregos.
Os dois poemas narram o mesmo tema:
b) a longa guerra contra a cidade de Tróia
Em "Ilíada" ele narra como aconteceu a Guerra de Tróia (fuga da princesa, chegada dos gregos, cavalo de Tróia, etc), e já na segunda história, "Odisseia" ele narra como foi a volta do herói Ulisses depois da batalha em Tróia, mostrando que ele e sua tripulação passaram por muitos problemas e aventuras antes de finalmente conseguir voltar.
Os dois poemas podem ser considerados parte da mitologia grega, pois não sabemos se está guerra realmente aconteceu. Outro motivo para ela ser considerada parte da mitologia, é que diversas vezes os personagens interagem com seres ou conceitos mitológicos.