Respostas
Resposta:
☰
A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL FOI REALMENTE PACÍFICA?
No resto do continente, dezenas de milhares pereceram pela independência. Aqui foi, literalmente, resolvido no grito. Fato ou mito?
REDAÇÃO PUBLICADO EM 07/09/2019, ÀS 00H00
Dom Pedro I rodeado por uma multidão após declarar a independência do Brasil - Wikimedia Commons
Dom Pedro I rodeado por uma multidão após declarar a independência do Brasil - Wikimedia Commons
O senso comum diz que a independência do Brasil aconteceu de forma pacífica, sem o derramamento de uma gota de sangue sequer. O quadro O A Proclamação da Independência, de François-René Moreau (acima), retrata o imaginário dos brasileiros: a separação de Portugal teria sido conquistada em um gesto minimalista de Dom Pedro I.
Compare com o resto do continente: nos Estados Unidos, a Guerra de Independência durou mais de oito anos (1775-1783), causou mais de 150 mil mortes, apenas entre militares. Na América Espanhola, a partir de 1808, as campanhas de Simón Bolívar e José de San Martín contaram com forte resistência da Espanha – e terminaram com a fragmentação do território em países que entrariam em guerra entre si.
O fato, porém, é que Dom Pedro não foi o primeiro a tentar a independência. E, em todas as outras tentativas, o resultado foi, sim, sangrento. Primeiro vieram a Inconfidência Mineira, em 1789, e a Conjuração Baiana, em 1798. Ambas não conseguiram superar a fase conspiratória, mas foram reprimidas e tiveram seus líderes executados.
Antes que mais revoltas acontecessem, contudo, ocorreu algo insólito: o Brasil ganhou muito mais que a independência. Tornou-se a capital de Portugal. Com a fuga da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, as ordens passaram a partir da colônia para a metrópole, num caso único no mundo. Mas isso não satisfez os desejos de todos os brasileiros.
A independência do Brasil não foi pacífica! Depois que a sua notícia espalhou-se, uma série de regiões rebelaram-se contra o movimento e permaneceram leais aos portugueses. Esses movimentos de resistência à independência deram-se no Pará, Bahia, Maranhão e Cisplatina (atual Uruguai)!!!