Respostas
Resposta:
Olá.
1. Seja Proativo = A iniciativa é aliada da proatividade, ou vice-versa. De qualquer forma, ser uma pessoa iniciativa é ser uma pessoa focada na ação, que faz o que precisa ser feito, sem a necessidade de que alguém solicite ou diga o que precisa. Quando você possui iniciativa, não só você muda, como tudo ao seu redor também acompanha a mudança. Não espere que alguém diga o que fazer quando você sabe exatamente o que precisa ser feito. Afinal, enquanto a proatividade é aliada da iniciativa, a procrastinação é inimiga. Você não conseguirá ser proativo se continuar deixando para o dia seguinte aquilo que poderia – e deveria – ter feito hoje. Na verdade, é quase impossível que você progrida enquanto esse péssimo hábito estiver acompanhando você. É deixando de lado a procrastinação que você conseguirá ser proativo e, consequentemente, ser uma pessoa de iniciativa. Portanto, da próxima vez que pensar em uma solução e acreditar que pode agir apenas no dia seguinte, levante e entre em ação no exato momento.
2. Exercite a Iniciativa = Não é pequeno o número de pessoas que acreditam que ter iniciativa na vida é apenas quando você realiza ações grandiosas. Acredite, não é necessário, pois a iniciativa está mais presente nas pequenas atitudes do que nas grandes. Por exemplo, você consegue praticar a iniciativa ajudando o seu vizinho que precisa de ajuda ou sugerindo algumas melhorias nos processos nas reuniões do seu trabalho. São atitudes simples, mas que fazem você exercitar o músculo da iniciativa. Essa é uma forma simples e eficaz de começar a listar problemas para, então, começar a solucionar cada um deles.
3. O Tempo = É normal que pessoas ocupadas acabem acreditando que não possuem tempo o suficiente para ter iniciativa na vida – o que, na verdade, é um grande erro. Você pode separar 15 minutos do seu dia para tomar atitudes que vão fazer diferença na sua vida. Em apenas 15 minutos de foco total você consegue realizar muitas tarefas, como por exemplo: definir suas prioridades, organizar sua agenda de atividades, desenvolver habilidades, realizar melhorias e até fazer mais do que esperam de você. Conforme você criar o hábito de dedicar 15 minutos por dia para desenvolver a sua iniciativa, e à medida que for gostando e se adaptando, comece a criar gradativamente mais blocos de 15 minutos. Assim, com certeza, você não apenas aprenderá na prática como ter iniciativa na vida, como se tornará uma pessoa de atitude que progride a passos largos. É muito importante que, no início da implementação desta nova prática, você se foque em criar a rotina e não nos resultados imediatos.
4. Surpreenda = Quem faz apenas o que esperam, fica na média. E uma pessoa com grande iniciativa supera a média. Portanto, pare por um minuto e pense a respeito de si mesmo. Quem você tem sido até aqui? Alguém que apenas cumpre o que solicitaram de você ou alguém que supera bastante aquilo esperavam de você? Por isso é preciso que, conscientemente, você se esforce para entregar mais do que solicitaram de você. E isso vale tanto para o seu trabalho como para a sua vida pessoal. Se quiser se tornar excepcional, atue excepcionalmente. Faça algo extra o tempo inteiro. Inclusive, é desta forma que você vai se tornar um profissional bem-sucedido. O fato é que você precisa surpreender as pessoas. Surpreenda o seu chefe, surpreenda o seu marido, surpreenda a sua mulher, surpreenda os seus amigos, surpreenda os seus pais, surpreenda os seus filhos. Enfim, faça mais do que as pessoas esperam de você. Treine ser excepcional e, inevitavelmente, você se tornará uma pessoa com extrema iniciativa.
5. Defina Claramente o Que Fazer = Você pode estar animado por ter descoberto como ter iniciativa na vida e quer começar logo hoje. Amanhã, muito provavelmente, você também vai estar animado. A animação para ter iniciativa vai ficar com você por alguns dias, depois, como qualquer hábito em construção, vai ser um pouco mais difícil ter disposição para ser uma pessoa de iniciativa. Afinal nós somos seres de altos e baixos. Para facilitar o processo, você precisa começar cada dia da sua vida sabendo claramente o que fazer, assim, você já inicia cada manhã com a clareza mental do que precisa ser feito, sem dar chance para que a procrastinação apareça. Todas as noites, pare por um momento e pense um pouco no seu próximo dia. Se pergunte: “O que eu vou realizar amanhã?”. Não importa o que seja, já que, como você já sabe, a iniciativa começa nas pequenas atitudes. Arrumar seu chuveiro, ligar para seus pais, marcar reunião com um cliente importante, ler aquele livro que você comprou e ainda não começou etc. Enfim, realmente não importa, apenas treine a iniciativa, sendo ela na vida pessoal ou profissional. Lembra do bloco de 15 minutos por dia? Pela noite, depois de jantar, você pode criar um bloco de 15 minutos para parar e pensar o que de importante você precisa realizar no próximo dia.
Explicação:
Espero de alguma forma ter ajudado. Bons estudos!