ARTIGO DE OPINIÃO: O artigo de opinião é um texto no qual a opinião do autor é expressa. Nele o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. É um texto dissertativo que traz argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes. É um gênero que pertence à esfera jornalístico-midiática, sendo recorrente em jornais, revistas (impressos e virtuais), TVs, rádios e blogs. Em linhas gerais, um artigo de opinião visa convencer outrem a respeito de um tema polêmico. Os temas costumam ser polêmicos e de relevância social. As ideias defendidas em um artigo de opinião são de responsabilidade do autor, e por isso, o mesmo deve ter cuidado com a autenticidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.
ESTRUTURA DO ARTIGO DE OPINIÃO: Grande parte dos artigos de opinião segue uma estrutura básica que é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução – A introdução vem logo no primeiro parágrafo do texto, é onde o autor faz a apresentação do tema que será visto no corpo do texto.
Desenvolvimento – É no desenvolvimento que o autor expõe suas ideias para tentar convencer o leitor a concordar com os argumentos que estão sendo apresentados.
Conclusão – Na conclusão deve ser apresentada uma ideia para solucionar o problema que foi proposto.
Os artigos de opinião têm como principais características:
>O uso da argumentação e persuasão;
>Os textos escritos na primeira e terceira pessoa;
>Normalmente os textos são assinados pelo autor;
>Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;
>A maioria dos seus temas é da atualidade;
>Possuem títulos polêmicos e provocativos;
>O verbo aparece no presente e no imperativo.
ATIVIDADE – ELEBORAÇÃO DE UM ARTIGO DE OPINIÃO
APÓS AS EXPLICAÇÕES ACIMA, PRODUZA UM ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO CORONA VIRUS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
ME AJUDEMMM PFVR
Respostas
respondido por:
19
Na desenvolvimento, você pode apresentar o fato de que: alunos vulneráveis sofrem muito com essa falta de estudos, pois os mesmo passam bastante dificuldades. Nesse momento você apresenta as dificuldades,por exemplo que alguns não tem meios ou contato com seus professores, alunos que deixam de estudar por conta disso alias. Os próprios professores que não conhecimento sobre algumas tecnologias.
Você pode dizer também que, que as escolas públicas sofrerá mais ainda no futuro, pois a cada dia de pandemia, mais elas ficam para atrás. Na conclusão, diga que o governo deveria apresentar mais projetos de incentivo a educação para ajudar os alunos mais pobres.
espero que isso ajude.
alicerprates:
**correção:** "Os professores que não tem o conhecimento de certas tecnologias."
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás