“Seria equivocado imaginar a existência de um Estado forte nascido por inteiro no imediato pós-1930. Pelo contrário, o Governo Provisório teve de tatear em muitas medidas, teve de enfrentar o descontentamento de velhos amigos pertencentes às oligarquias regionais. Que forma tomou o sistema político e qual a natureza das relações entre Estado e sociedade? Pondo fim ao sistema oligárquico, vigente entre 1889 – 1930, a construção de um novo sistema, por parte dos detentores do poder, teve como pressuposto um modelo autoritário.” A relação entre Getúlio Vargas e as oligarquias da Primeira República expressam o conflito entre a definição de 1930 como revolução ou golpe pois,
A) revolução pressupõe mudanças estruturais no sistema político, que não se modificou em nada com Getúlio Vargas.
B) golpe pressupõe uma continuidade com estruturas anteriores, o que não ocorreu quando Vargas rompeu com a oligarquia gaúcha e mineira.
C) golpe pressupõe uma relação amigável entre os agentes políticos opositores, o que ocorreu quando Vargas negociou com os operários.
D) revolução pressupõe uma mudança radical com as estruturas, e isso ocorreu quando o sistema fundiário brasileiro foi totalmente desmontado.
E) revolução pressupõe uma mudança radical com as estruturas, e as relações com as oligarquias republicanas se mantiveram em vários aspectos.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
LETRA D
Explicação:
revolução pressupõe uma mudança radical com as estruturas, e isso ocorreu quando o sistema fundiário brasileiro foi totalmente desmontado.
respondido por:
2
Resposta:
Letra D: revolução pressupõe uma mudança radical com as estruturas, e isso ocorreu quando o sistema fundiário brasileiro foi totalmente desmontado.
Espero ter ajudado.
Bons estudos ;)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás