em quantas partes a historia do Brasil foi dividida ?
como foi chamado cada momento ?
escreva um pouco sobre os períodos
Respostas
Resposta:
em três períodos principais: Período Colonial, Período Imperial e Período Republicano.
Explicação:
Período colonial: Entre 1500 e 1530, ocorreu no Brasil o chamado período Pré-colonial, porque nesses anos a colonização de fato ainda não havia sido estabelecida. Esse período foi marcado pela extração de pau-brasil, por meio de uma relação amistosa entre portugueses e indígenas, marcada pelo escambo. Ainda no período Pré-colonial, o rei de Portugal concedeu o monopólio da extração de pau-brasil à companhia comercial de Fernando de Noronha, que instalou em 1502 as primeiras feitorias aqui no Brasil. Nessa época, piratas franceses começam a invadir o território brasileiro incentivados pelo próprio rei da França, que não concordava com o Tratado de Tordesilhas. Foi essa ameaçadora presença que levou Portugal a decidir pela colonização efetiva do território. Em relação à administração do período colonial brasileiro, Portugal inicialmente estabeleceu o sistema de capitanias hereditárias. O donatário tinha total autoridade sobre sua capitania, o que lhe exigia muita responsabilidade. Lembrando que ele não era proprietário da terra e que devia apenas explorar a terra como forma de gerar impostos ao rei. Desse modo, Portugal praticamente terceirizou a colonização do Brasil, por meio dessas doações de terras que foram feitas a essas pessoas e que seriam passadas de geração em geração. Ao todo, existiram 15 capitanias, nas mãos de 12 donatários. E, claro, isso não deu certo: apenas duas capitanias prosperaram nas primeiras décadas.
Brasil império: O Brasil Imperial foi um momento glorioso, conturbado e importante de nossa história. Começou justamente com a independência do país, cujo principal símbolo é também o primeiro Imperador do Brasil (Dom Pedro I).
Foi marcado por muitas revoltas populares e tentativas de separação, de modo que estes conflitos civis, principalmente até 1840, quando assumiu o trono Dom Pedro II, primeiro governante legitimamente brasileiro do país.
Foi também um período de avanços sociais em alguns campos (a abolição da escravatura se deu neste período, por exemplo), e de retrocesso em outros, com um processo de industrialização lento, que acabaram por ter efeitos mistos no país.
Período republicano : O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.