Atividades agrícolas podem degradar os solos, e a intensidade dessa degradação varia conforme a natureza do solo, uso da terra, tipo de cultura, técnicas utilizadas e contexto geográfico de clima e relevo. Ao longo de anos, por exemplo, pode ocorrer a perda de milhares de toneladas de solos agricultáveis. a) Cite um processo responsável pela degradação dos solos na zona intertropical brasileira. Justifique. b) Cite e explique uma medida conservacionista para diminuir a degradação dos solos.
Respostas
a) O desmatamento e os elevados índices pluviométricos são os principais responsáveis pela degradação dos solos na zona intertropical brasileiro, através do intenso processo de intemperismo químico.
b) Como medidas conservacionistas, ou seja, para diminuir a degradação dos solos, podemos citar o plantio direto, a rotação de culturas e a utilização da técnica de curvas de nível (em caso de áreas em declive), além da preservação da cobertura vegetal, principalmente nas regiões das encostas e nos fundos de vales.
a) O desmatamento retira a proteção do solo assim facilitando a erosão que leva a matéria orgânica, assim promovendo a degradação dos solos, assim deixado os mesmo pobres em fertilidade.
b) Uma medida conservacionista, é mantar a cobertura vegetal intacta assim ajudando na erosão promovendo a diminuição, além disso promover o plantio em curva de nível.
Fator que influencia na degradação dos solos
A erosão antrópica, causada por uma intervenção humana e retirada da vegetação, onde o maior agravante é a utilização do solo de forma equivocada assim dando origem a diversos graus de erosão, do mais leva ate a mais irreversível.
Leia mais sobre solo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/47448972
#SPJ2