Para proteger o seu patrimônio, o museu do Louvre, em Paris, transferiu para locais secretos grande parte de seu acervo mais valioso e representativo durante a Segunda Guerra Mundial. O Brasil participou dessa Guerra, como documentado no museu da Força Expedicionária Brasileira, no Rio de Janeiro. Os documentos registram o envio de mais de 25 mil integrantes, dos quais cerca de 12 mil foram feridos e, aproximadamente, 470 mortos.Sobre essa guerra, é correto afirmar que os brasileiros combateram os a)*fascistas. b)monarquistas. c)anarquistas. d)comunistas.
Respostas
Resposta:
a resposta é letra A ) fascista
Explicação:
pq é facista
Resposta: Letra A
Explicação:
Primeiro, a 2ª Guerra Mundial, dentre outros motivos, foi causada pela ascensão do nazismo na Alemanha e do fascismo na Itália. De um lado, houve a aliança dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e, do outro, os Aliados (Inglaterra, França, URSS, EUA etc.).
No contexto da 2ª Guerra Mundial, podemos falar em monarquias? Difícil, hein? Logo, já descartamos a letra D. E Estados anarquistas, existiam? Também não e, por sinal, seria um contrassenso, pois os anarquistas defendem o fim do Estado. Então não seria possível os brasileiros terem combatido os anarquistas. Da mesma foram, letra C errada.
De fato, do ponto de vista ideológico, entre a década de 1940 e 1950, existiam os capitalistas (EUA, Inglaterra…), os comunistas e socialistas (URSS) e os fascistas (Itália). Como a frente dos Aliados reuniu EUA capitalista e URSS comunista/socialista, já podemos descartar as alternativas B e E. Sobrou a A, fascistas, e é o gabarito. Olha sóoo…
E o Brasil na 2ª GM? Bem, apesar da postura de neutralidade no início da guerra, o Governo brasileiro (Getúlio Vargas, período do Estado Novo) se posicionou contra os países do Eixo e entrou na guerra em 1942. Militarmente, os pracinhas – militares organizados na Força Expedicionária Brasileira, a FEB – combateram na Itália.
Segundo Regina da Luz Moreira, da FGV, a FEB uniu-se às tropas do V Exército norte americano com o objetivo impedir o deslocamento alemão para a França.
Opa, opa, opa! Se era um combate contra os alemães, era um combate contra os… NAZISTAS e não contra os FASCISTAS. Apesar de o fascismo ter se desenvolvido na Itália, Mussolini caiu em 1943 e, quando os brasileiros chegaram para combater na Itália o combate foi contra os nazistas e não contra os fascistas. Isso não é picuim não, fascismo é uma coisa e nazismo é outra, embora com semelhanças e embora Itália e Alemanha tenham ficado do mesmo lado na 2ª Guerra Mundial.