Quais elementos comuns podem ser percebidos nos regimes ditatoriais instalados na América Latina no Século XX?
Respostas
Resposta:
A bipolarização política decorrente da Guerra Fria instaurou entre os setores conservadores dos países latino-americanos o medo de possíveis Revoluções Socialistas. Os Estados Unidos apoiaram os golpes militares contra a democracia em mais da metade das nações da América Latina, principalmente depois da Revolução Comunista Cubana e da ascensão do poder de Fidel Castro.
Guatemala, Paraguai, Argentina, Brasil, Peru, Uruguai, Chile, República Dominicana, Nicarágua e Bolívia viveram sob regimes militares ditatoriais em algum momento entre os anos de 1954 e 1990.
Foram comuns nesses países movimentações de parcelas conservadoras da população - como partes das classes médias, das oligarquias locais, dos empresários nacionais e da Igreja Católica - em prol das intervenções militares que viriam a conter a “ameaça vermelha”. A Aliança para o Progresso foi uma cooperação entre Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Venezuela, Peru, Colômbia e Costa Rica que pretendia conter a ameaça comunista e fortalecer economicamente estes países.
A última ditadura a ter fim na América Latina foi a do Chile, quando Pinochet perdeu o poder em 1990.
Explicação: