“Mais quero asno que me leve do que cavalo que me derrube” O ditado acima é mote para a peça Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente. Assinale a alternativa que justifica essa afirmativa.
( )Trata-se de uma peça dividida em duas partes referidas pelo asno e pelo cavalo.
( )A peça retrata a dualidade de Inês representada por um asno e por um cavalo.
( )Os personagens Pero Marquês e Brás da Mata representam, respectivamente, o asno e o cavalo.
( )A peça estabelece uma crítica não somente à sociedade portuguesa, mas a todos os seres humanos, a saber: asnos e cavalos.
( )Essa peça centra-se em Inês Pereira, uma moça jovem e simples, residente em uma vila, que possui um asno, mas almeja um cavalo.
Respostas
respondido por:
18
Os personagens Pero Marquês e Brás da Mata representam, respectivamente, o asno e o cavalo
respondido por:
11
A alternativa correta é a ( )Os personagens Pero Marquês e Brás da Mata representam, respectivamente, o asno e o cavalo.
O autor propõe uma comédia de costumes em seu enredo ao retratar comportamentos considerados como amorais e degradantes diante da sociedade da época.
De modo geral, os personagens não apresentam profundidade em nível psicológicos, mas enquanto alegorias, ou seja, representações de grupos, instituições e ideias.
Nesse sentido, algumas das representações se unem também a figura de asno e cavalos em personagens em razão de suas ações e comportamentos.
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás