Leia o texto a seguir a respeito dos habitantes das cidades na Baixa Idade Média.
Se há "um homem medieval", um dos seus principais tipos é o citadino. "O que há de comum entre o mendigo e o burguês, o cônego e a prostituta, todos eles citadinos? [...] Suas condições são diferentes, da mesma forma que suas mentalidades, mas o cônego forçosamente cruza com a prostituta, o mendigo e o burguês. Uns e outros não podem se ignorar e se integram no mesmo pequeno universo de povoamento denso que impõe formas de sociabilidade desconhecidas nas aldeias, uma forma de vida específica, com uso diário de dinheiro e, para alguns, uma abertura obrigatória para o mundo" ( J. Rossiaud).
O citadino é um homem acostumado com a diversidade e a mudança. Ele vive no meio de vizinhos e de amigos, numa "privacidade alargada".
LE GOFF, Jacques. Dicionário temático do ocidente medieval. São Paulo: Edusc, 2002. v. 1. p. 231.
a) O que há de comum entre os habitantes das cidades?
b) De que forma a vida urbana propiciaria uma “abertura obrigatória para o mundo”?
Respostas
respondido por:
11
Resposta:a) Segundo o texto, todos se integram no mesmo pequeno universo de povoamento denso que impõe formas de sociabilidade desconhecidas nas aldeias
b) Na vida urbana, obrigatoriamente acontecerá o convívio de diferentes pessoas independente de classe social ou econômica, visto que em uma sociedade urbana não há separação de classes, todos convivem juntos.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás