1. Um especialista afirma que inventou três máquinas térmicas, todas operando entre fontes de calor a temperaturas constantes de 400 K e 300 K. As informações sobre cada máquina, por ciclo de operação, segundo ele, são as seguintes:
▪ Máquina X: Q1 = 200J, Q2 = 135J e = 40J;
▪ Máquina Y: Q1 = 500J, Q2 = 200J e = 400J;
▪ Máquina Z: Q1 = 100J, Q2 = 90J e = 10J;
Você, como aluno (a) de física sob orientação do professor Danilo e com dúvida sobre a veracidade dessas informações, decidiu verificar se as informações apresentadas batem com a realidade. Logo, para cada uma das máquinas apresentadas, verifique quais máquinas violam e quais máquinas não violam os conceitos termodinâmicos das máquinas térmicas.
Respostas
Resposta:
A eficiência de uma máquina térmica mede a capacidade da mesma em transformar o calor recebido na fonte quente () em trabalho (), podendo ser calculada por:
Sabe-se que a maior eficiência possível para uma máquina térmica ocorre quando ela opera em um ciclo de Carnot. A eficiência, então, pode ser calculada em função das temperaturas da fonte fria e da fonte quente, e , respectivamente. Logo, a eficiência máxima para as máquinas térmicas pode ser calculada:
Assim, aplica-se a equação (1) para cada uma das máquinas e compara-se o valor de eficiência obtido com a eficiência de Carnot. Se a eficiência da máquina for um resultado maior que a eficiência de Carnot, pode-se concluir que a máquina não é possível, isto é, viola os conceitos termodinâmicos.
Máquina X:
Máquina Y:
Máquina Z:
Logo, apenas a máquina Y viola os conceitos de máquina térmica.