01. Os compostos denominados por Organometálicos possuem em sua estrutura pelo menos um átomo de metal ligado a um átomo de carbono. Geralmente, os metais que formam esse tipo de substância são: magnésio (Mg), zinco (Zn), chumbo (Pb) e mercúrio (Hg). Sobre esses compostos é correto afirmar: *
1 ponto
a) Todos os compostos organometálicos apresentam fórmula geral R – MgX.
b) São compostos atóxicos tanto aos seres vivos quanto ao meio ambiente.
c) Para ser considerado um composto organometálico o grupo metálico, obrigatoriamente, deve estar ligado ao átomo de carbono.
d) São insolúveis em compostos orgânicos.
Respostas
Resposta: c) Para ser considerado um composto organometálico o grupo metálico, obrigatoriamente, deve estar ligado ao átomo de carbono.
Explicação: Classroom
Resposta:
c) Para ser considerado um composto organometálico o grupo metálico, obrigatoriamente, deve estar ligado ao átomo de carbono.
Explicação:
Realmente, segundo a IUPAC a fórmula geral de composto Organometálico é R – M (geralmente), onde “R” é um radical orgânico; “M” é um metal sendo os mais comuns magnésio (Mg), zinco (Zn), chumbo (Pb) e mercúrio (Hg). Dessa maneira, o metal deve estar ligado, obrigatoriamente, ao átomo de carbono. Quando o organometálico é um composto de Grignard, a fórmula geral passa ser: R ─ MgX; onde “R” é um radical orgânico; Mg é o metal magnésio (Família II A); "X" é um halogênio (Família VII A: F, Cl. Br, I). São compostos tóxicos devido a presença de metais tóxicos e solúveis em compostos orgânicos.
2 - A