Leia atentamente o trecho do romance Capitães de Areia, de Jorge Amado e responda às questões. "Neste tempo a porta caira para um lado e um do grupo, certo dia em que passeava na estensão dos sus domínios (porque toda a zona do areal do caes, como aliás toda a cidade da Bahia, pertence aos Capitães da Areia) entrou no trapiche." 1. Pela escrita original do texto em 1937 percebe-se que: * 1 ponto a) houve mudança na ortografia das palavras mesmo mantendo o sentido. b) não houve mudança na escrita, mas houve no sentido e na ortografia. c) não houve mudança alguma, nem na escrita nem no sentido. d) houve mudança apenas no sentido e não na ortografia. 2. No trecho “toda a cidade da Bahia”, há um: * 1 ponto a) exagero expresso pela figura de linguagem chamada hipérbole. b) referencial de localização expresso pelo endereço dos meninos. c) sentido metafórico para o local onde os meninos vivem. d) lugar comum a todos os meninos da Bahia.
Respostas
Resposta:
1a) houve mudança na ortografia das palavras mesmo mantendo o sentido.
2a) exagero expresso pela figura de linguagem chamada hipérbole.
Explicação:
Corrigido pelo Classroom
De acordo com a obra " Capitães da Areia", de Jorge Amado, as respostas certas são: 1-A e 2-A.
Como a obra "Capitães da Areia" foi publicada pela primeira vez em 1937, naquela época, a escrita da língua portuguesa apresentava um forma, como pode-se conferir nas palavras "caira", "estensão", "sus" e "caes". Com o passar do tempo, a língua portuguesa sofreu alteração, sendo revisada por estudiosos da língua. Contudo, o sentido das palavras não foi alterado.
Com relação à figura de linguagem denominada hipérbole, ela representa um exagero linguístico quando empregado nas orações. Muito utilizada em músicas, poemas e, até mesmo, nas expressões populares, é a figura de linguagem que mais aparece nos escritos. São exemplos de hipérbole: "Mãe, estou morta de fome" e "Chorei rios quando recebi a notícia".
Link: https://brainly.com.br/tarefa/7359937