01. Calor de dissolução ou entalpia-padrão de dissolução é o calor envolvido no processo de dissolução de 1 mol de substância em quantidade de água suficiente para formar uma solução diluída. Experimentalmente, sabe-se que a dissolução de certas substâncias, como NaOH, libera calor para o meio, já outras substâncias têm sua dissolução aumentada pela absorção de calor do meio. Sobre o diagrama, representado na Figura 1, podemos afirmar que: * 1 ponto Figura 1 - Diagrama de Dissolução Figura 1 - Diagrama de Dissolução a) É um processo endotérmico e envolve 50 KJ de energia. b) É um processo exotérmico e envolve 50 KJ de energia. c) É um processo isotérmico. d) É um processo endotérmico e envolve 20 KJ de energia. e) É um processo exotérmico e envolve 50 KJ de energia.
Respostas
Resposta:
1. a) É um processo endotérmico e envolve 50 KJ de energia.
2. c) maior que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser exotérmico.
Explicação:
google classroom
Podemos ver que é um processo endotérmico e envolve 50 KJ de energia (Alternativa A).
Vemos pelo esquema em anexo que para que 1 mol de cristais de cloreto de sódio (NaCl) sejam dissolvidos é necessário um ganho de 790 KJ de energia, o qual será usado na quebra das ligações e liberação dos íons.
Porém durante a hidratação, ou seja, durante o processo de interação dos íons formados com a água há uma liberação de 740 KJ de energia, o que nos dá um valor final de energia de:
790 - 740 = 50 KJ
Como o sinal é positivo, temos que o processo é endotérmico, ou seja, precisa de um ganho de energia de 50 KJ.
Para saber mais:
brainly.com.br/tarefa/2915440
Espero ter ajudado!