Urgente!!!! Me ajudem por favor apenas 6 questão são tudo pessoal,mais gostaria da sua opinião vai me ajudar bastante.
Atividade interdisciplinar
1) Você já tinha ouvido falar em fake news? Como você explica o sentido desse termo?
2) Em relação a notícia veiculada acima, qual o episódio configurou um caso de disseminação de fake news ?
3) Você chegou a receber em suas rede sociais o vídeo citado ? Em caso de positivo, comente o que após recebê-lo.
4) Você costumar checar a procedência de materiais recebidos pela internet? Como você age quando encontra algum texto ou vídeo que julga interesse e de impacto
5) Além de referida notícia, você consegue citar
episódio de disseminação de fake news envolvendo a pandemia do coronavirus? Qual ?
6) Após a apreciação desse material, você mudará a maneira como se comporta ao pesquisar ou compartilhar conteúdo na internet? Como? Explique.
Respostas
1. Todos nós que utilizamos da internet como meio de informação, já ouvimos falar de fake news. O termo fake news em português significa "notícias falsas", que são publicadas, principalmente, em redes sociais.
2. Em relação a notícia, o caso que configurou a disseminação de fake news foi um vídeo realizado por uma enfermeira, da UTI de um hospital, que foi veiculado um mês depois, mostrando uma situação diferente da realidade no contexto dos períodos de tempo.
3. Não recebi, mas sempre que vejo notícias médicas vinculadas a partidos políticos ou ideologias, desconfio.
4. Checar um texto ou vídeo é sempre necessário. Primeiro, escolha fontes confiáveis de leitura. Muitos "influenciadores digitais", são rasos de ideias e vinculam opiniões por dinheiro. Segundo, fatos importantes e relevantes tem destaque nos principais meios de informação. Lembrando que Facebook, Twitter e Instagran são para entretenimento.
5. Não faltam notícias falsas envolvendo a pandemia do coronavírus, incluindo medicamentos não testados, vacinas já desenvolvidas, uso inadequado de máscara, entre outras.
6. Sempre devemos refletir e reavaliar nossos comportamentos. Não devemos compartilhar notícias que difamem o caráter, exaltem a desonestidade ou posturas ideológicas contrárias à nossa, entre outras, sem antes examinarmos sua origem e principalmente, suas consequências.
Bons estudos!