• Matéria: Saúde
  • Autor: thaynna23henry
  • Perguntado 6 anos atrás

Pesquise, detalhadamente, sobre o Suicídio dentro da Ética e da Legislação Profissional, englobando suas definições, tipos e a legislação abrangente no Brasil e em outros países.

Respostas

respondido por: jocaluca11
1

Resposta:

Pesquisa Baseada nos preceitos de Èmile Durkheim

Explicação:

A partir das análises do sociólogo, existem três tipos de suicídio.

-Egoísta: Cometido por indivíduos que se sentem isolados da sociedade, predomina na modernidade.

-Altruísta: Aquele cometido por um bem maior, fanatismo por exemplo

-Anômico: Ocorrido devido à crises política ou econômicas.

Apesar de ser um tema "Taboo" para muitos estudiosos e filósofos, que o julgam muitas vezes como uma "válvula de escape" dos problemas e da vida, Schopenhauer discorre em seus textos que o suicídio é a "alma da vida" segundo ele: " Se viver é sofrer, somente a dor é positiva, vida e morte são meras ilusões. Se o mundo constitui o inferno, seria o suicídio a forma mais eficiente de escapar ao martírio da vida?"

No Brasil não constitui ato penal, apesar de ser ilícito pois a vida é um bem jurídico, segundo a lei. Em países como Holanda, Bélgica e Suíça o Suicídio Assistido, ou Eutanásia é permitido por lei. Já nos EUA, por exemplo, caso um paciente se encontre em um estado irreversível de saúde, o médico é autorizado por lei a prescrever um coquetel letal.

Espero ter ajudado, apesar de ser um tema muito abrangente há muita coisa interessante acerca dele(Interessante só não cabe ao ato propriamente não é?)


thaynna23henry: Obrigada
Perguntas similares