Respostas
Resposta:
Já vimos que elementos e fatores como: pressão, umidade, temperatura, massas de ar, latitude, altitude, correntes marítimas, continentalidade, maritimidade e vegetação é que determinam as condições predominantes do clima
Explicação:
Resposta:
Latitude
É a distância entre um lugar na superfície terrestre e a linha do Equador. Quanto maior a latitude, ou seja, quanto mais distante da linha do Equador, menores serão as temperaturas. Portanto, as regiões próximas à linha do Equador terão climas mais quentes e, as mais distantes, climas mais frios.
Relevo
Influi marcadamente nas características climáticas do continente americano. No nível do mar, a temperatura é mais alta; à medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui. Outra influência do relevo é nas barreiras naturais formadas pelas montanhas que impedem a passagem das massas de ar úmido carregadas de chuva.
Massas de ar
Estas grandes porções da atmosfera com características próprias de umidade, pressão atmosférica e temperatura influeciam muito o clima no continente. As massas de ar próximas aos trópicos possuem temperaturas elevadas, já as que se formam próximas aos pólos possuem baixas temperaturas. As mais próximas dos oceanos, serão mais úmidas ou mais secas, se estiverem sobre um continente. Quando estas massas se deslocam, levam junto suas características, influenciando o clima dos lugares por onde passam.
Maritimidade e Continentalidade
Grandes massas de água, como oceanos e mares, amenizam as temperaturas e favorecem a umidade. Por este motivo, as áreas próximas ao litoral têm clima mais ameno e úmido (maritimidade) que as áreas do interior do continente (continentalidade).