(UEL-PR) — Leia o texto a seguir. Quando o artista [demiurgo] trabalha em sua obra, a vista dirigida para o que sempre se conserva igual a si mesmo, e lhe transmite a forma e a virtude desse modelo, é natural que seja belo tudo o que ele realiza. Porém, se ele se fixa no que devém e toma como modelo algo sujeito ao nascimento, nada belo poderá criar. [...] Ora, se este mundo é belo e for bom seu construtor, sem dúvida nenhuma este fixará a vista no modelo eterno. PLATÃO. Timeu. 28 a7-10; 29 a2-3. Trad. Carlos A. Nunes. Belém: UFPA, 1977. p. 46-47. Com base no texto, sobre a filosofia de Platão, assinale a alternativa correta. A O mundo é belo porque imita os modelos sensíveis, nos quais o demiurgo se inspira ao gerar o mundo. B O sensível, ou o mundo que devém, é o modelo no qual o artista se inspira para criar o que permanece. C O artífice do mundo, por ser bom, cria uma obra plenamente bela, que é a realidade percebida pelos sentidos. D O olhar do demiurgo deve se dirigir ao que permanece, pois este é o modelo a ser inserido na realidade sensível. E O demiurgo deve observar as perfeições no mundo sensível para poder reproduzi-las em sua obra.
Respostas
Resposta:
alternativa D
Explicação:
O texto tem como base a teoria platônica que divide mundo em sensível e inteligível. O mundo sensível é o que se percebe pelos sentidos, e esse mundo é ilusório e imperfeito. O mundo das ideias, concebido abstraindo-se da sensibilidade, tende a ser percebido como modelar. Todas as alternativas que associam a beleza ao sensível estão erradas, ou seja, as alternativas “a”, “b”, “c” e “e”. A alternativa “d” é a única que se refere ao mundo das ideias, pois diz que o demiurgo deve se dirigir ao que permanece.
Demiurgo tem a capacidade de moldar a realidade com base no mundo das ideias, no mundo eterno das coisas reais e perfeitas que permaneceram por toda a eternidade (alternativa D).
O que é o Demiurgo?
O Demiurgo, segundo a teoria da realidade platônica, é um ser divino que molda a matéria com base nos modelos eternos e perfeitos, ou seja, o demiurgo é o ser que molda a matéria, ele não cria a matéria, apenas muda ela.
Essa era uma forma de tentar explicar como as coisas existem no mundo e porque elas existem, a verdade é que não temos certeza de nada.
Venha estudar mais sobre o Demiurgo em:
https://brainly.com.br/tarefa/928827