Respostas
Resposta:
A história do Império Romano começa muito antes da sua formação como Império Romano, Roma foi fundada por volta de 753 a.c, com origem em três povos (gregos, etruscos e italiotas), nessa época era governada por uma monarquia.
509 a.c já podemos chamar de república de Romana, onde o senado ganhou poder político, originalmente os senadores eram nobres, nessa época os pebleus já estavam na luta, em busca de direitos de voto e de condições melhores de vida.
Em 367 a.C., foi aprovada a Lei Licínia, que garantia a participação dos plebeus no Consulado, por eleição.
Após dominar toda a Península Itálica, os romanos partiram para as conquistas de outros territórios. Venceram os cartagineses, liderados pelo general Aníbal, nas Guerras Púnicas (século III a.C.), garantindo a supremacia romana no Mar Mediterrâneo.
Após dominar Cartago, Roma ampliou suas conquistas dominando a Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina.
Com as conquistas, passaram a expandir na área do comércio, com os lucros das guerras estava, também, escravidão e cobrança de impostos para as nações conquistadas.
Em 27 a.C. foi formalmente fundado o Império Romano, com seu primeiro imperador, Augusto -27 a.c a 14 d.C.
Resposta:Foi a cidade de Óstia que possibilitou o acesso ao mar Mediterrâneo.