Respostas
Explicação:
bioluminescência está relacionada com a defesa e atração de parceiros de muitas espécies. Em fungos, alguns pesquisadores acreditam que ela seja apenas consequência do processo de obtenção de alimento por esses seres, outros afirmam que ela serve para atração de insetos que transportam esporos.
De maneira geral, a luz é gerada graças a uma enzima chamada de luciferase, por meio de uma reação exotérmica. Essa enzima é capaz de oxidar uma substância denominada luciferina. Na realização desse processo é liberada energia que emite luz. É importante destacar que luciferina é o nome de qualquer substância capaz de dar origem à bioluminescência, sendo distinta nos diversos tipos de organismos capazes de emitir luz.
A maioria dos seres vivos bioluminescentes é marinha. Eles emitem luz de cores variáveis, sendo o azul o mais comum. Nesses animais, geralmente a função relaciona-se com proteção contra predadores, podendo o animal até mesmo se camuflar ou lançar substâncias que despistam o predador. Entre as espécies marinhas que apresentam bioluminescência, podemos citar o peixe-lanterna, um peixe que habita águas profundas.