• Matéria: Biologia
  • Autor: bb0707552
  • Perguntado 6 anos atrás

1. A pelagem dos cães da raça Retriever do Labrador é determinada pela interação gênica conhecida como epistasia. No caso desta raça, uma epistasia recessiva onde o gene e é epistático sobre o gene B (pelagem preta) e seu alelo b (pelagem marrom) e produz a pelagem amarela. A partir desta informação, Qual o fenotípo e genotípo da prole (F1) de um casal formado por um macho de pelagem amarela e uma fêmea de pelagem marrom, considerando que os pais do macho amarelo possuíam pelagem negra com o gene B em homozigose e da fêmea marrom tem um dos seus pais com pelagem amarela. 1. pretos BbEe e amarelos Bbee 2. pretos BBEe e marrons bbEE 3. marrons bbEe e amarelos bbEe 4. amarelos BbEE e pretos bbEE 5. amarelos Bbee e pretos BBEE

Respostas

respondido por: Joselittle
2

Alternativa 2.

Pretos BBEe e marrons bbEE.

O casal é formado por um macho de pelagem amarela e uma fêmea de pelagem marrom. Para receber a pelagem amarela é necessário ter o gene epistático, ou seja, gene inibidor 'e' amarelo. Além disso, os pais do macho amarelo possuíam pelagem negra com gene B homozigoto.

Ou seja, o macho herdará BB e ee para caracterizar a presença da pelagem amarela.

Já a fêmea tinha um dos pais com pelagem amarela (apresenta a expressão 'ee'), mas apresenta pelagem marrom, herdando portanto a expressão bbEE ou bbEe.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas similares