• Matéria: Química
  • Autor: anapauladarosa2011
  • Perguntado 6 anos atrás

URGENTE: O quanto e o porquê de o manuseio do plutônio ser uma atividade perigosa?

Respostas

respondido por: agatha12339
2

Resposta:

O plutônio detectado no solo da usina nuclear de Fukushima, no Japão, é um elemento químico de origem quase artificial, altamente radioativo para o ser humano. A presença de isótopos de plutônio 238, 239 e 240 no solo em cinco lugares da central nuclear de Fukushima, onde vazou água carregada de radioativa dos prédios dos reatores, provocou temores de uma contaminação maciça devido à alta toxicidade desse metal.

Apesar de a empresa Tokio Electric Power (Tepco), que opera a central, assegurar que as quantidades de plutônio 238, 239 e 240 encontradas não representam um risco para a saúde, a descoberta intensificou os temores sobre a usina, danificada em função do terremoto e tsunami de 11 de março passado. Altamente radioativo, o metal prateado, Pu - utilizado na indústria nuclear civil e militar - desprende muito calor.

Os três tipos de isótopos encontrados em Fukushima emitem uma radiação alfa, um pouco penetrante, que um pouco de ar (3 a 5 cm), uma folha de papel ou uma camada superficial da pele podem deter. Mas uma contaminação radioativa interna (ingestão, inalação) ou via ferimentos da epiderme pode ser perigosa em pequenas doses.

Espero ter ajudado

Bons estudos!

Perguntas similares