Macacos tomam banho?
A maioria das espécies de macacos não toma banho, mas esses animais costumam esfregar os pelos e tirar piolhos uns dos outros, para se manterem limpos. E há alguns macacos que entram na água por outros motivos. Um deles vive na Ásia e entra no mar e em rios em busca de caranguejos para comer. Outra espécie asiática, o macaco-japonês, mergulha em lagos de água que brota quente do solo para se aquecer, pois vive em áreas muito frias, onde cai bastante neve no inverno.
1 – O texto lido tem fins:
a) jornalísticos
b) científicos
c) técnicos
d) didáticos
2 – Na passagem “A maioria das espécies de macacos não toma banho, mas esses animais costumam esfregar […]”, a conjunção destacada poderia ser substituída por:
a) portanto
b) porém
c) porque
d) conquanto
3 – No trecho “Um deles vive na Ásia e entra no mar e em rios em busca de caranguejos para comer.”, a conjunção “e” indica a ideia de:
a) conclusão
b) oposição
c) causa
d) adição
4 – Em “[…] mergulha em lagos de água que brota quente do solo para se aquecer, pois vive em áreas muito frias […]”, a conjunção sublinhada estabelece uma relação de:
a) comparação
b) continuidade
c) explicação
d) consequência
5- Assinale a alternativa em que a conjunção COMO estabeleça o mesmo tipo de relação que na frase seguinte: “Tudo aconteceu COMO queríamos”.
a) Como escorregou, caiu.
b) Ficou animado como esperávamos.
c) Andava devagar como uma lesma.
d) Como me atrasei, perdi o ônibus.
e) Pulou o muro rápido como um gato.
Respostas
Resposta:
1- d)
2- b)
3- d)
4- c)
5- b)
Explicação:
não tem explicação nenhuma, vai ter que confiar em uma desconhecida mesmo.
e a professora também fez a correção da minha atividade e posso afirmar de que tudo está correto, exceto a última que eu não tenho tanta certeza.
1 - O texto lido tem fins de acordo com a letra d) didáticos.
O texto apresentado no enunciado é escrito com o objetivo de ensinar ao leitor sobre determinado tema. No caso, ele esclarece uma questão que poderia ser uma dúvida ou curiosidade do leitor. A partir da leitura do texto, o leitor obtém o conhecimento sobre a questão que diz respeito aos macacos.
Assim sendo, podemos concluir que o objetivo do texto é esclarecer ou ensinar sobre determinado assunto, que no caso é referente aos macacos e se os mesmos tomam banho. Resumindo, o texto apresentado possui fins didáticos.
2 - Na passagem “A maioria das espécies de macacos não toma banho, mas esses animais costumam esfregar […]”, a conjunção destacada poderia ser substituída pela que está presente na letra b) porém.
O papel da conjunção "mas" na passagem apresentada é contrastar as ideias apresentadas até o momento da conclusão final. Ela possui relação com o que é dito anteriormente no texto. Era apresentado uma ideia através de uma determinada oração, e com a presença da conjunção "mas" essa ideia passa a ser deixada de lado para que outra apareça.
Resumidamente, "mas" significa oposição, ou seja, é um termo usado para indicar que uma ideia contrária da que vinha sendo abordada será enunciada.
As conjunções que são utilizadas para estabelecer relação de oposição são: "porém", "entretanto", "mas", etc. Assim, vemos que "porém" pode substituir "mas", uma vez que possuem o mesmo significado.
3 - No trecho “Um deles vive na Ásia e entra no mar e em rios em busca de caranguejos para comer.”, a conjunção “e” indica a ideia de acordo com a letra d) adição.
Nos versos referidos, a palavra "e" estabelece entre as orações uma relação de adição, pois a palavra "e" é uma conjunção aditiva, isto é, faz a ligação de dois termos presentes em uma mesma oração de modo que se somem.
A partir das conjunções aditivas, uma ideia de acréscimo ou adição em uma informação é empregada. O termo "e" é uma dessas conjunções.
Outros exemplos de conjunções aditivas são: também, nem, bem como, além de, além disso, ainda, mas, entre outros.
4 - Em “[…] mergulha em lagos de água que brota quente do solo para se aquecer, pois vive em áreas muito frias […]”, a conjunção sublinhada estabelece uma relação de acordo com a letra c) explicação.
A palavra "pois" pode ser definida como uma conjunção, uma vez que ela é utilizada para interligar dois termos ou duas orações.
O termo "pois" pode ser classificado como conjunção explicativa, causal ou final, dependendo do contexto e do seu objetivo. No caso em questão, a palavra é uma conjunção explicativa, uma vez que objetiva explicar o motivo de algo.
O verso "vive em áreas muito frias" se caracteriza como sendo a oração secundária que explica a oração principal. Por este motivo, ela é caracterizada como sendo uma oração coordenada explicativa.
5 - A alternativa em que a conjunção COMO estabelece o mesmo tipo de relação na frase apresentada é a letra b) Ficou animado como esperávamos.
Na frase “Tudo aconteceu COMO queríamos”, a conjunção "como" é uma conjunção comparativa, pois realiza uma comparação entre o que aconteceu e o que se queria.
A frase em que a conjunção "como" também é conjunção comparativa é "Ficou animado como esperávamos.", uma vez que há uma comparação entre o que de fato aconteceu e o que se esperava.
Leia sobre assuntos relacionados em:
https://brainly.com.br/tarefa/12952012
https://brainly.com.br/tarefa/45540405
https://brainly.com.br/tarefa/36604804
https://brainly.com.br/tarefa/20493658
https://brainly.com.br/tarefa/37629521