Qual teria sido a intenção dos povos que existiram na pré-história quando elaboraram as pinturas rupestres?
Respostas
Resposta:
Arte Rupestre. Chamamos de arte rupestre as criações artísticas feitas durante a Pré-História. Elas podem ser categorizadas em pintura rupestre e gravura rupestre. Os achados mais antigos desse tipo de arte datam do período Paleolítico Superior (aproximadamente 40.000 a.C.).
Explicação:
Resposta:
A intenção seria registrar como eram feitas as coisas ou seja registrar a rotina e a história do que acontecia naquele tempo. Por exemplo o livro Manuscrito Voynich por mais desconhecido que seja tem 240 páginas de texto que explica como se orientar usando as estrelas, como cultivar plantas etc; então a arte rupestre tinha essa mesma intenção de mostrar como as coisas eram feitas.
Explicação:
A arte rupestre é compreendida como o amplo conjunto de desenhos, pinturas e inscrições realizadas pelo homem pré-histórico. Geralmente, este tipo de manifestação artística aparece no interior de cavernas e em outras superfícies rochosas cingidas pela marca da presença humana.
Essa espécie de manifestação artística aparece como uma clara intenção do homem em registrar as situações que integravam a sua rotina. Contudo, algumas pesquisas mostram curiosamente que os locais de produção da arte rupestre não eram próximos a algum tipo de aldeia ou morada humana. Dessa forma, pode-se deduzir que o homem pré-histórico já encarava esse tipo de atividade como algo dotado de um lugar e sentido especial de entender como era feito as coisas e como deveria ser feito.