Respostas
Resposta: As células possuem uma "pele" bem fininha que as envolve, protege de fatores externos e lhes dá individualidade. É a membrana plasmática. Também conhecida como plasmalema, ela possibilita haver uma composição química dentro da célula e outra, diferente, do lado de fora. Isso é fundamental para a realização de diversas funções no organismo. A membrana também participa dos processos de reconhecimento e comunicação entre as células e permite a captação de sinais do chamado ambiente ou meio extracelular.
Explicação: Imersas em líquido O corpo humano é constituído por cerca de 70% de água. As células ficam imersas em líquido - o meio extracelular. Este é formado por diversos íons - sódio e potássio, por exemplo - e por moléculas. Já o interior da célula - o meio intracelular - guarda as organelas, os órgãos celulares, também imersos em líquido. Duas camadas de lipídios A membrana celular é formada por duas camadas de lípídios, que são biomoléculas insolúveis na água. Existem três tipos de lipídios no corpo: Lipídios de reserva: armazenam energia para que o organismo realize todas as suas funções. Lipídios de membrana: formam as membranas celulares. Esteroides: também fazem parte da composição.
Resposta:
a membrana é vazada ou extravasada da célula quando acontece arrebatamento da membrana por conta de uma buraco que estraga a membrana e a membrana foge