Fonte 1. Carta da Jamaica Os americanos no sistema espanhol, que está em vigor, eu quero com mais força do que nunca, eles não ocupam outro lugar sociedade do que a dos próprios empregados para o trabalho, e quando mais do que simples consumidores; e ainda assim coagidos a restrições ofensivas; tais são as proibições de cultivo dos frutos da Europa, o estanco3 das produções que o Rei monopoliza; o impedimento das fábricas que a Península não possui; os privilégios exclusivos do comércio, até dos objetos de primeira necessidade, os entraves entre as províncias e províncias americanas, para que não tratem, ajustem nem negociem; enfim, você quer saber qual era o nosso destino? Os campos para cultivar o anil (...), o café, a cana, o cacau e o algodão; nos prados solitários para criar gado; nos desertos para caçar animais ferozes; as entranhas da terra para escavar o ouro que não pode saciar essa nação abrangente (...). Kingston, 6 de setembro de 1815. Simón Bolívar.
Fonte 2. Carta para o General Juan José Flores Barranquilla, 9 de novembro de 1830 A S. Ex.a General Juan José Flores Meu caro General: V. Ex.a sabe que governei durante vinte anos e deles [do povo] obtive poucos resultados. 1o) A América é ingovernável para nós. 2o) Aquele que serve a uma revolução ara no mar. 3.o) A única coisa que se pode fazer na América é emigrar. 4.o) Este país cairá infalivelmente nas mãos da multidão desenfreada, para depois passar a tiranos quase imperceptíveis, de todas as cores e raças. 5.o) Devorados por todos os crimes e extintos pela ferocidade, os europeus não se dignarão a nos conquistar. 6.o) Se fosse possível para uma parte do mundo retornar ao caos primitivo, este seria o último período da América. Simón Bolívar.
A) Quem foi o autor das duas fontes e em que data foram escritas?
B) Na fonte 1, o autor descreve o motivo do descontentamento contra a coroa espanhola na América. Qual é este motivo? Explique.
C) Pesquise a atuação dos dois principais grupos sociais e étnicos nas lutas de independência da América Espanhola: os chapetones e os criollos. Explique quem são eles e quais as suas características.
D) O autor da fonte 1 se apresenta como um porta voz dos colonos hispânicos. Explique esta afirmação. A que grupo social ele pertencia?
E) Quais os interesses e temores dos chapetones e das elites criollas em relação a independência da América Espanhola?
F) Realizando a leitura das fontes podemos perceber que no período entre as cartas houve uma mudança de posicionamento nas ideias de Simón Bolívar. Qual seria esta mudança? Em qual trecho é possível reconhecer isso? Explique.
Respostas
preciso só dá F alguém pode responder?
a)O autor das duas fontes foi Simon Bolívar. A fonte 1 foi escrita em 6 de setembro de 1815 e a fonte 2 foi escrita em 9 de novembro de 1830.
b)Na fonte 1 está explícito que há um descontentamento contra a Coroa espanhola. O motivo desse descontentamento está relacionado com as questões ligadas ao pacto colonial, que limitava o desenvolvimento comercial na América Espanhola.
c)Os chapetones eram homens brancos nascidos na Espanha e os criollos eram descendentes de espanhóis nascidos na América. Os dois grupos se tornaram rivais durante o processo de independência da América Espanhola.
Isso aconteceu porque os chapetones representavam os interesses da Coroa espanhola que desejava manter as suas colônias na América e os criollos representavam os interesses da elite econômica que gostaria de maior liberdade econômica para o desenvolvimento de suas atividades de comércio.
d)O autor da fonte 1 se mostrava como porta-voz dos colonos hispânicos porque através de suas palavras apresentava todos os anseios e insatisfações dos colonos nascidos na América. O auto da fonte 1 pertencia à elite criolla.
e)O interesse dos chapetones era o de defender os interesses políticos da Coroa Espanhola. O maior temor dos chapetones é o de que a América Espanhola se tornasse independente.
O maior interesse dos criollos era o de obter liberdade comercial através do fim do pacto colonial, onde teriam maior possibilidade de desenvolvimento econômico. O maior temor dos criollos era de que o processo de independência se estendesse para os anseios as camadas populares.
f)Houve uma mudança de posicionamento do autor de uma fonte para a outra. Na primeira fonte ele se mostra indignado com a falta de liberdade e o desenvolvimento da América Espanhola e demonstra estar empolgado para lutar pelo processo de independência.
Na fonte 2, o autor mostra que a região se transformou em um grande caos com uma série de interesses particulares por parte das lideranças dos países da região, após o processo de independência. O autor mostra toda a sua insatisfação com a situação.
É possível reconhecer esse fato quando o autor cita que a região iria se envolver no caos primitivo e seria governada por diversos tipos de tiranos.
Possivelmente o autor estava se referindo ao caos instaurado na região após o processo independência, marcado pela fragmentação dos territórios e pela administração dos caudilhos.
Os processos de independência da América Espanhola
Os processos de independência da América Espanhola ocorreram principalmente com a restauração da monarquia da Espanha após a derrota de Napoleão Bonaparte.
As elites criollas lideraram os processos de independência e Simón Bolívar, autor das fontes 1 e 2 foi um dos principais libertadores da região.
Aprenda mais sobre a independência da América Espanhola em: https://brainly.com.br/tarefa/7462813
#SPJ2