Documento 2 – A missa, segundo Lutero “[...] doravante não deverá haver outra maneira exterior de servir a Deus do que a missa. Onde ela for exercida, ali haverá verdadeiro culto divino, mesmo que não haja outro costume como cantos, órgãos, sinetas, vestes,ornamentos, gestos, pois tudo que é semelhante a isso é um acréscimo inventado por seres humanos [...] Caso quisermos celebrar e compreender a missa, temos que deixar de lado tudo o que os olhos e todos os sentidos mostrem e evidenciem nesse ato – seja veste, retintin, cantoria, ornamentos, oração, carregar, elevar, deitar e o que mais possa suceder na missa – até que compreendamos e consideremos bem as palavras de Cristo, com as quais ele realizou e instituiu a missa e nos ordenou realiza-la.”
Martinho Lutero. Um sermão a respeito do Novo Testamento, 1520. In: LUTERO, Martinho Obras completas. Porto Alegre/São Leopoldo:Sinodal/Concórdia, 1987.v.p.256.
a) Observem o nome do autor e a data do documento: a que acontecimento histórico ele está relacionado?
b) A quem Lutero dirigiu esse sermão?
c) Segundo ele, como deveria ser oculto?
d) Que críticas Lutero faz à missa católica?
Respostas
Resposta:
A- A importância da História está em seu papel de nortear o homem no espaço e no tempo, dando-lhe a possibilidade de compreender a própria realidade.
B-O sermão em si foi escrito como Lutero dirigindo-se diretamente ao seu público. Ele enfatiza as boas obras e o arrependimento sincero sobre as indulgências, com Lutero criticando as indulgências como não-escriturárias e o clero católico como sendo ganancioso e desperdiçando dinheiro na Basílica de São Pedro, quando poderia ser melhor gasto com os pobres em seus próprios bairros.
C- não consegui responder
D-Lutero criticou o sistema clerical com as 95 teses, os dogmas da Igreja, a venda das indulgências, as missas em latim (pouca parte da população entendia latim), e os padres desonestos e mal formados
Espero ter ajudado você hoje !!!