01 - O livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, uma das obras literárias mais traduzidas no mundo, traz ilustrações inspiradas na experiência do autor como aviador no norte da África. Uma delas, a figura (a), parece representar um chapéu ou um elefante engolido por uma jiboia, dependendo de quem a interpreta. Para um químico, no entanto, essa figura pode se assemelhar a um diagrama de entalpia, em função da coordenada da reação (figura b). Se a comparação for válida, a variação de entalpia dessa reação seria * 2 pontos a) praticamente nula, com a formação de dois produtos. b) altamente exotérmica, com a formação de dois produtos. c) altamente exotérmica, mas nada se poderia afirmar sobre a quantidade de espécies no produto. d) praticamente nula, mas nada se poderia afirmar sobre a quantidade de espécies no produto.
Respostas
Pode-se afirmar pelo diagrama de entalpia que é praticamente nula, e nada pode-se afirmar sobre a quantidade de espécies no produto.
Alternativa correta letra: D.
Como interpretar um gráfico de entalpia?
O diagrama de entalpia é utilizado na química para demonstrar a variação de entalpia em uma determinada reação.
- A variação de entalpia (▲H) é dada pela diferença entre a entalpia dos reagentes (Hr) e a entalpia dos produtos (Hp), conforme equação ao lado: ▲H = Hp - Hr.
Perceba que no gráfico, as duas ondas são muito próximas uma da outra (em relação à altura), e além diso, não há os valores de entalpia, logo, o examinador quer que você tenha a competência de mostrar que a variação da entalpia é praticamente nula.
Do outro lado, não pode-se afirmar o que será os produtos, uma vez que também não foi informada a reação e suas substâncias, logo, não pode-se afirmar sobre a quantidade de espécies nos produtos.
Veja mais sobre Reações Exotérmicas em:
brainly.com.br/tarefa/26511838
#SPJ2