PRIMAVERA ÁRABE
“No segundo semestre de 2010,enquanto ocorriam rebeliões populares na Tunísia e no Egito, o mundo celebrou a 'Primavera Árabe' democracia que chegava ao centro do Islã. De repente, todos, não importavam quais fossem seus interesses de classe e de nação,estavam de acordo. o Ocidente parecia haver esquecido que fora o
Império, que desde meados do século XIX havia imposto sua vontade ao Oriente Médio e, assim limitado suas possiblidades de desenvolvimento econômico e político; os intelectuais democráticos progressistas se enchiam de esperança; e os islâmicos permaneciam calados. Todos esperavam a democracia. Hoje [...] vários governos foram derrubados uns, pelo povo; O da Líbia , pelo Ocidente -, mas a democracia ainda não chegou em parte alguma, e, diante das vitórias eleitorais dos partidos islâmicos na Tunísia e no Egito, o Ocidente começou a s perguntar se a primavera não foi realmente um inverno, porque os partidos islâmicos são nacionalistas. [...]
[..] Mas, como é impossível escapar da história, o pressuposto é que esta se divide em duas fazes: uma atrasada e outra tradicional, na qual domina o autoritarismo, outra moderna, liberal e democrática. A passagem de uma fase para outra se faz através da decisão da sociedade civil de estabelecer o estado de direito e o direito de votar e ser votado, ou,em outras palavras, os direitos vivis e dos direitos políticos, implantando,assim, a democracia. O obstáculo a ser enfrentado são os governantes ditatoriais que governam os países atrasados.Foi essa visão das transições e consolidações democráticas que levou o Ocidente a receber de forma favorável as rebeliões dos países árabes. Mas não compreendeu que os revoltosos não queriam apenas democracia; queiram também desenvolvimento, ou, em uma linguagem que eles compreendem melhor, queriam emprego e bem-estar econômico. [...] Não foi, portanto, surpreendente quando nas duas primeiras eleições que se seguiram na Tunísia e Egito,partidos nacionalistas islâmicos venceram por ampla margem, e a esperança ingênua do Ocidente se transformou em desconcerto. Afinal, parece que é tão simples assim a democratização de uma sociedade. (...)"
explique por que o autor do texto (primavera árabe) afirma que foi denominado "primavera" tornou-se "inverno"
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raissacoito:
Não entendi oq quer dizer
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