• Matéria: Português
  • Autor: jhhhnhfc
  • Perguntado 6 anos atrás

escreva uma reflexão/síntese sobre a publicação e exposição de fotos na internet sem o consentimento da pessoa e como podemos evitar o cyberbullying

Respostas

respondido por: licesounerdsim
1

Reflexão: Pela internet e pelo celular, as mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram numa velocidade que tornam o bullying ainda mais perverso.

Como evitar:

1. Ignore o ofensor:A melhor coisa é ignorar o ofensor imediatamente. Quando alguém provoca o cyberbullying, ele quer exatamente que a vítima se sinta emocionalmente abalada e parta para o ataque. Se você perder o controle emocional, xingar, chorar é exatamente o que o agressor quer. Portanto, ignore-o. Bloqueio-o. Todas as redes sociais oferecem a oportunidade que você bloquei sem precisar dar satisfação.

2. Não pague com a mesma moeda:Além de colocá-lo num ciclo virtualmente infinito de agressões e vinganças, quando você se iguala ao seu agressor, acaba perdendo a razão em uma série de aspectos.

3. Separe as evidências:Grave os arquivos que comprovam o cyberbullying, bem como a data e horário comprovados do(s) fato(s). Se possível, imprima-os para poder usá-los como provas a seu favor.

4. Acuse o cyberbulling ao responsável pelo serviço online:Você deve levar ao conhecimento da empresa responsável pela manutenção do serviço online o que está acontecendo e pedir providências no sentido de retirar o conteúdo ofensivo da Internet, de excluir ou bloquear determinados usuários. Quando a responsável pelo serviço é acionada e nada faz, em alguns casos responde junto com o ofensor pelos danos à vítima das agressões.

5. Identifique a pessoa que possa resolver o problema:Geralmente, os casos de cyberbullying iniciam-se entre pessoas que compartilham pontos comuns de convivência: estudam ou trabalham juntos, ou frequentam os mesmos lugares, ou até mesmo são membros da mesma família. Nesse ponto, é interessante verificar uma pessoa que tenha hierarquia superior na relação identificada para solicitar providências.

6. Encare o assunto com seriedade:Bullying não é uma brincadeira, as pessoas que sofrem esse tipo de ataque são feridas em seus sentimentos íntimos, portanto é necessário assumir o problema e tentar resolvê-lo. Se você é menor, é importante a comunicação com a família e com a figura dos pais para que seja discutida uma saída.

7. Evite o contato online com o agressor:Como estamos falando da versão eletrônica do bullying, você possui diversas ferramentas para banir, bloquear, excluir, enfim afastar de seu círculo de contatos as pessoas que não lhe são convenientes. A menos que você seja masoquista, afastar-se do agressor é a medida certa a tomar.

8. Não seja conivente e não pratique o bullying:Quando falamos em bullying ou cyberbullying, é comum todos se acharem vítimas e nunca ofensores. Mas a verdade é que poucas pessoas param para refletir a respeito dos seus atos, até onde a brincadeira com o outro deixa de ser uma mera bobagem para passar a um ritual de tortura psicológica.

9. Seja polido e equilibrado:Xingamentos imoderados, comentários desequilibrados, enfim, a falta de educação básica aplicada aos meios digitais acabam por tornar esse tipo de pessoa um alvo para o bullying. Além disso, por não ter nada a acrescentar, acaba se tornando o tipo que fala sozinho.

10. Em caso extremo, considere levar o assunto ao Judiciário:Existe um projeto de alteração do Código Penal que criminaliza o bullying. Enquanto ele não é aprovado, é importante saber que diversas condutas que se inserem no contexto do bullying podem ser enquadradas em alguns dos crimes já existentes, como a injúria, a difamação, a ameaça e a apologia ao crime, entre outros.

11. Não passe as suas senhas para os outros :Por mais confiável que sejam seus amigos da escola ou colegas de trabalho, evite compartilhar suas senhas de e-mail, mensageiros ou redes sociais. Isso porque, quanto mais gente sabe como acessar suas contas pessoais, maiores são as chances de alguém mal-intencionado entrar no que é seu e espalhar informações confidenciais.

12. Seja cuidadoso com amizades virtuais: É sempre legal fazer novas amizades, né? Mas, na internet é preciso ter bastante cautela.

13. Não envie suas fotos para desconhecidos : antes de passar uma foto – seja ela íntima ou não – é importante avaliar se a pessoa que vai receber não tem (e nem teria no futuro) segundas intenções.

14. Denuncie sempre que possível :Viu alguém cometendo cyberbullying com outra pessoa ou você mesmo está sofrendo com isso?

Perguntas similares