Respostas
Resposta:
lista de alimentos não derivados do leite, mas que também ajudam a fortalecer os ossos. Confira:
Brócolis - Em geral, os vegetais verdes como couve, espinafre, couve-de-bruxelas e agrião, são ótimas fontes de cálcio e ferro. O brócolis, por exemplo, é rico em cálcio e vitamina K, que fortalecem os ossos e ajudam a prevenir a osteoporose.
Frutas secas - Frutas secas como tâmaras, figos ou damascos possuem minerais essenciais para o desenvolvimento saudável dos ossos. A tâmara, por exemplo, é fonte de manganês, magnésio, selênio e cobre. Elas também são fonte de ferro, por isso ajudam a combater a anemia, e antioxidantes, prevenindo doenças degenerativas. Além disso, as fibras melhoram o funcionamento do nosso intestino. Como as frutas secas tendem a ser mais calóricas, o segredo é consumir com moderação.
Soja - A soja é um dos alimentos que ajuda na fortificação dos ossos. Seus grãos são fonte de isoflavonas, substâncias que têm a estrutura parecida com o hormônio estrogênio e ajudam os ossos a absorver minerais, além de atenuar os efeitos da menopausa. Essas substâncias também atuam na redução do colesterol ruim.
Peixes, como salmão e sardinha - O salmão é rico em vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio pelo organismo. Além disso, também é fonte de ácidos graxos ômega-3, as famosas gorduras boas. Se o salmão estiver fora de alcance, aposte na sardinha que também é fonte de cálcio, vitamina K e vitamina D, um ótimo combo para ossos saudáveis.
Nozes - Elas possuem um alto teor de cálcio, auxiliando na estrutura óssea e prevenindo contra a osteoporose. Além disso, são fonte de ômega-3 que também ajuda a proteger os ossos.