ALGUÉM ME TIRA UMA DÚVIDA, POR FAVOR! Em relação as CIÊNCIAS HUMANAS, qual seria a sua importância na análise e proposta para o enfretamento da COVID-19?
Respostas
Resposta:pandemia de síndrome respiratória aguda em humanos iniciada no final de 2019 (1,2). Diferentes estratégias de enfretamento tem sido traçadas por países, estados e municípios para sua mitigação e enfrentamento (4). No cenário local, a Rede Ebserh elaborou um PC para os HUF que permitirá a organização dos serviços para este enfrentamento em cada um de seus hospitais.
Na pesquisa avaliativa o objetivo é, normalmente, auxiliar na tomada de decisões. Portanto, analisa-se a necessidade, a fundamentação teórica, a produtividade, os efeitos, o rendimento dessa política, programa ou plano e suas relações no contexto no qual ela se insere. Uma ou várias destas análises podem ser feitas em uma única pesquisa avaliativa e, então, várias estratégias de pesquisa podem ser necessárias para a melhor abordagem da intervenção (9).
Objetivos e Metas
Objetivo Geral
Avaliar o grau de implantação do Plano de Contingência para enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) da infecção humana pelo novo Coronavírus no âmbito do Hospital Universitário de Brasília (PC COVID-19 HUB-UnB)
Objetivos Específicos
Elaborar e validar o modelo lógico (ML) do PC COVID-19 HUB-UnB
Elaborar e validar uma matriz de análise e julgamento (MAJ) do PC COVID-19 HUB-UnB Ebserh
Elaborar e validar uma matriz de análise do grau de implantação (MGI) do PC COVID-19 HUB-UnB Ebserh
Avaliar o grau de implantação do PC COVID-19 HUB-UnB Ebserh
Desenvolver indicadores e padrões de desempenho para o PC COVID-19 HUB-UnB Ebserh
Descrever a linha de base dos indicadores de desempenho para o PC COVID-19 HUB-UnB Ebserh
Metodologia
Trata-se de pesquisa avaliativa do tipo ‘análise de implantação’ em seu segundo
componente, referente à influência do grau de implantação da intervenção sobre os efeitos observados (9).
A pesquisa será composta inicialmente por um estudo de avaliabilidade, com o desenvolvimento do modelo logico e de uma matriz de para análise e julgamento de indicadores do PC COVID-19 no HUB-UnB, no Distrito Federal, em 2020. Para a construção do ML e da MAJ do PC COVID-19 no HUB-UnB serão utilizadas três referências em modelagem de programa: Ferreira et al (10); Cassiolato et al (11); e Centers for Disease Control and Prevention (CDC)(12).
Resultados Esperados
Por meio da cooperação de trabalho entre pesquisadores e equipe executora da Faculdade de Medicina, Faculdade de Saúde, Faculdade de Ceilândia e HUB-UnB e respectivos laboratórios e grupos de pesquisa, deseja-se elaborar uma pesquisa avaliativa a curto e médio prazo do Plano de Contingência para enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) da infecção humana pelo novo Coronavírus no âmbito do Hospital Universitário de Brasília Ebserh e estabelecer seus efeitos na atenção à saúde da população no DF.